Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

domingo, 11 de setembro de 2011

DELEGADO JONAS SANTANA PEREIRA

 
 
 
 
 
Em 1967 parte do Estado do Paraná, rumo a Florianópolis SC o casal Dirceu Santana Pereira   e Hélia Aparecida Detoni Pereira. Com seus filhos menores, Paulo, Jonas e Marcos, traz na sua bagagem uma vontade imensa  de progredir, não foi tão difícil, pois trazia também a bondade, o profissionalismo  e seu bem maior, a honestidade. Seus filhos a medida que cresciam trabalhavam, e paralelo a isto, cursavam  as escolas correspondentes, evoluindo cada vez mais através dos estudos. Paulo Santana Pereira, irmão mais velho,  e Jonas prestam concurso e ingressam na Polícia Civil do Estado como Comissários. De 1989 até 1995 , assume na 1ª. DP Blumenau e mais tarde na 1ª. DP –Florianópolis. Em 1993, Jonas forma-se em Direito e 1996 presta concurso e assume como  Delegado de Polícia - DEIC Roubo a Banco, Central de Polícia da Capital, Cursos de Piloto Comercial e Piloto de Helicóptero. Em 2004 assume como Comandante do SAER  ficando até a data de  sua aposentadoria agosto de 2011, ano este que também  premia  seu irmão Paulo Santana  com sua merecida aposentadoria em  08 de Julho. Jonas Santana Pereira, foi o responsável pela instalação do serviço de helicóptero da Polícia Civil em SC.
Quando assume o comando da SAER,(serviço aéreo da polícia civil) passa além de dar cobertura  pelo ar, com apoio de sua magnífica equipe,  a salvar vidas numa missão nobre, o transporte de órgãos humanos. No período das invasões e pacificações das favelas no estado do Rio de Janeiro, representou o estado de S. Catarina, prestando  relevantes serviços. Casado com Cleide da Silva, deste matrimonio nasce  os filhos, Jonatas, Talita, Tanisa; mais tarde, Deus lhes presenteia com os filhos do coração , os irmãos  Matheus e Robson; importante salientar o caráter do casal Jonas e Cleide, mantendo os irmãos juntos;  naquela época Matheus tinha aproximadamente cinco anos e Robson um ano e meio.Jonas e Paulo, suas aposentadorias  representam dois guerreiros a menos na Segurança Pública, entretanto o  que nos consola é o exemplo ético deixado por ambos a seus colegas, que seguirão fazendo justiça, defendendo e salvando vidas.
Muito obrigado irmãos Santana, foi um grande prazer conhecê-los e ter suas amizades.Paulo, um especial cumprimento a sua esposa Kelly, que também, cumpre seu dever como membro da Polícia Civil.
E finalmente, ao Sr. Dirceu e  Dona Hélia, muito obrigado por ter-nos dado o prazer de conhecer seus filhos,  honrados como vocês.         
 
Uma das últimas viagem feita a cidade de Tubarão, na missão de captação de órgãos humanos.
 
 
 

4 comentários:

Anônimo disse...

Pai adorei a homenagem que fez a essas duas pessoas q gosto tanto,sou muito feliz de ter conhecido o Jonas q desde a primeira vez q conversei ja pude ter certeza q era uma pessoal especial , depois tive oportunidade de conhecer toda familia e sinto Como se fosse parentes de coracao. A unica coisa que nao to' muito de acordo e que bem q esses 2 podiam continuar trabalhando pq tao velhos mais nao tanto hehehehe eu ficaria muito mais tranquila com eles nas ruas . Beijao enorme a todos aqui mencionados. Valeria

Anônimo disse...

Homenagem muito bonita, a pessoas mais bonitas ainda.Com certeza eles continuarão honrando os pais, a família e a polícia.
Fernanda carvalho

Eu não sei....Jonas disse...

o Seo Afonso, como carinhosamente o chamamos, é uma dessas pessoas que fazem muitos amigos por onde passam. E porque você não é uma pessoa de jogar palavras fora, ao vento, mas sempre fala do coração, sinto-me extremamente lisonjeado por tudo. DEUS recompensa as pessoas boas como você, por isso te deu um anjo para esta jornada, a Dona Salete. Tenho tanto orgulho de nossa amizade que dá vontade mentir por aí e dizer que somos parentes de sangue (acho que vou fazer isso...rs..)....porque, afinal, somos filhos do mesmo PAI eterno e vamos todos morar juntos dEle um dia. Um grande beijo, na certeza de que a aposentadoria nos possibilitará cultivar ainda mais essa amizade tão valiosa para mim. Jonas Santana Pereira

apaixonada por nutrição disse...

Caro Amigo Afonso,é com muita alegria que li a homenagem ao meu esposo jonas!sou suspeita de falar dele,mas me sinto privilegiada de fazer parte de sua vida, uma pessoa tão especial! Muito obrigada por seu carinho!
Um grande abraço a você e a querida Salete!!!
Cleide s s pereira