Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sábado, 29 de outubro de 2011

GOLDFINGER -IAN FLEMING


Acredito que a obra do escritor britânico Ian Fleming, tenha servido de exemplo  para a criação de algum “estatuto” aqui no Brasil; Vejamos: O escritor cria um personagem “James Bond” agente britânico a serviço da Rainha, também conhecido como 007(com autorização para matar). Quantos James Bond (007) têm hoje o Brasil com 16; 17 anos? Bem vou parar por aqui e entrar no que interessa. James Bond no Brasil já está banalizado.
Quem não curtiu o James Bond? Uma série de espionagem fantástica apresentada pelo cinema, principalmente os primeiros filmes; depois começaram a trocar o artista principal (Sean Connery), o 007 já não era o mesmo e o povo com o passar do tempo foi esquecendo.

Quem foi Ian Fleming: Sir Ian Lancaster Fleming (Londres, 28 de Maio de 1908Cantuária, 12 de Agosto de 1964) foi um jornalista, escritor e agente do serviço secreto britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se célebre por ter criado o personagem James Bond, mais conhecido como 007.
Filho do major Valentine Fleming (morto durante a Primeira Guerra Mundial) e Evelyn St. Croix Fleming, estudou no famoso Eton College, cursou a Academia Militar Real de Sandhurst mas deixou sua mãe furiosa ao trocá-la por um curso de idiomas nos Alpes sem sequer ter conseguido um mínimo posto de oficial. Não conseguiu ingressar no serviço de estrangeiros e, com 23 anos de idade, não tinha uma carreira e nem uma perspectiva. Trabalhou como jornalista em Moscou durante quatro anos, e posteriormente como corretor na bolsa de valores de Londres até o ano de 1939. Porém, nessa mesma década, seu irmão mais velho Peter Fleming (1907-1971) ganhou notoriedade como escritor e novelista com os livros "Brazilian Adventure" (1933) sobre uma expedição no interior do estado de Mato Grosso e "News from Tartary" (1936), detalhando uma viagem que fizera desde Pequim até a Caxemira.
O primeiro livro de Fleming foi um guia de correspondente de guerra, que serviu para treinamento do pessoal do serviço de inteligência. Quando escreveu seu primeiro livro sobre James Bond, Casino Royale, em meados de 1953, Fleming cita que seu agente secreto era do MI6, o Departamento de Inteligência do Serviço Secreto Britânico. O livro é parcialmente baseado na sua má sucedida experiência com jogos de azar, durante sua estadia em Portugal, durante a guerra.

Foi na região do Caribe, mais precisamente na Jamaica, onde Fleming escreveu a maioria dos livros sobre Bond e onde se casou com Lady Ann Rothermere, em 1952, filha de Lord Rothermere, que era proprietário do Daily Mail. Na Jamaica, Fleming acabou por ter um relacionamento paralelo e duradouro com Blanche Blackwell, cujo filho fundou a gravadora Island Records que difundiu o reggae para todo o mundo.
Ian Fleming morreu aos 56 anos, vítima de um ataque cardíaco na manhã de 12 de agosto de 1964, no campo de golfe Royal St. George's Sandwich no condado de Kent. Morreu pouco antes da estréia daquele que seria um dos mais cultuados filmes entre todos da série do espião criado por ele, 007 Contra Goldfinger.(Wikipédia)
Seus livros foram traduzidos em mais de quinze idiomas e são vendidos em edições sucessivas em todo o mundo até hoje.

 controvérsia quanto a origem do tema das trilhas sonoras de James Bond; uns atribuem a Monty Norman, entretanto admitem ser de John Barry os verdadeiros arranjos, é fácil verificar que a linha melódica dos filmes são idênticas, caracterizando um só autor.

Nota do ScoreTrack: Em março de 2001, Monty Norman venceu uma ação que movia contra o jornal londrino Sunday Times, que publicara um artigo em 1997 dizendo que John Barry era de fato o autor do Tema de James Bond, já que o alterara substancialmente. Mesmo tendo todas as partes envolvidas reconhecido que foi o arranjo de Barry que tornou a música famosa em Dr. No e nos filmes seguintes, Norman fez jus a uma indenização de 43.000 Libras. (Hugo Moya Arancibia)


Nesta postagem vídeo com cenas do filme Goldfinger.

3 comentários:

Alessandro Finizia disse...

BELLISSIMA CANZONE NONNO!!!
BACIO

Ale

Anônimo disse...

James Bond povoa as mentes de muitos até hoje, pois para as mocinhas era um homem lindo, e para os homens era um pegador de beldades...
...hoje em dia seria um metrossexual, dado a grandes confusões e pior ainda um homem do grupo de risco, provavelmente morreria muito cedo pelo excesso de parceiros e quantidade de doenças que já teria pego e transmitido.
Todos sonhavam com James Bond

Fernanda

Anônimo disse...

SE ALGUEM PERGUNTAR PRA MIM UM FILME QUE LEMBRE DE HAVER VISTO COM MEU PAI DE CERTEZA ERA ESSE ..... HEHEHEHE NE PAPINHO

E OS PRIMEIROS FORAM OS MELHORES ...