Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FESTIVAL " SAN REMO "

O festival inicia em 1951, o sucesso do festival se prorroga até os dias atuais, entretanto minha  homenagem é ao cantor  Roberto Carlos, que se tornaria o primeiro e único brasileiro a vencer o Festival de San Remo (da Itália), com a canção "Canzone Per Te", de Sergio Endrigo e Sergio Bardotti, em 1968.

O Festival de Sanremo (oficialmente Festival da canção italiana; Festival della canzone italiana) é considerado um dos mais importantes eventos de musicais do mundo e talvez o mais importante da Europa, principalmente por sua longevidade. É realizado sem interrupção desde 1951, antes mesmo da chegada da televisão na Itália em 1955.

Apesar da premiação propriamente dita ter começado em 1951, a história do festival se inicia cinco anos antes em 1946, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Um floricultor de Sanremo, Amilcare Rambaldi, propõe a realização de um festival anual de canções, mas devido a inúmeras dificuldades a ideia não foi aceita de imediato. San Remo é uma pequena localidade ao norte da Itália que vivia à época graças à plantação de flores.                                                                                                     Em 1951 o diretor do casino de Sanremo, Pier Busseti, reativa a ideia do festival. Um grande colaborador para o início do festival foi o maestro da RAI Giulio Razzi.
Wikipédia,




Um comentário:

Anônimo disse...

Que linda historia la que ha escrito, que increíble tantos años que se ha realizado sin interrupción. Muchas generaciones han disfrutado de este festival.

Muchos saludos y un gran abrazo desde Chile.

Fran