Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sábado, 8 de outubro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS ERA TODOS OS DIAS

 Ao recordar minha infância, pergunto: tenho inveja das crianças de hoje?
Nunca tivemos o tal Dia das Crianças, para nós, dia das crianças era todos os dias; nossas brincadeiras eram por ciclos, período de vento apareciam às “pandorgas”; calor, futebol na praia ou nas peladas de rua, bola de pneu com bico; inverno, neste período surgiam as famosas “fundas” ou como dizem hoje “estilingue”, período de caça, creio que éramos os predadores da época, alguém tinha que manter o equilíbrio ecológico. Conforme o tempo ia passando, vinha o “pião”, brincadeira para um mês, logo em seguida aparecia alguém descendo o morro do hospital de “carretilha”, começava a fase de construção da engenhoca, primeiro na marcenaria fazer as rodas, cada qual procurava fazer a melhor, a mais apresentável. E assim vinha o “arco de ferro”, o “bilboquê”, a “bolinha de vidro” etc.
Pois amigos, nós tivemos tudo isto e mais algumas coisas, os brinquedos de hoje no meu tempo eram filmes de ficção.

 

Dia da Criança.com
“Criança é um anjo cujas asas diminuem à medida que crescem suas pernas.” Provérbio francês
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 05 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” (Pitágoras-470 A.C.)


5 comentários:

DOCMARCIO disse...

Além desta belíssima postagem e um texto lindo de ler, surpreendeu-me o fato e você ter conhecido a bola de bico. Já havia ouvido falar desse artefato nos meus tempos de escola primária

Anônimo disse...

Seu Afonso,
De fato é uma data comercial, mas a frase de Pitágoras a cima deve nos fazer refletir.Uma vez que desejamos pessoas melhores neste mundo.
Um abraço João

Anônimo disse...

Vô:
Engraçado pensar no seu tempo de infância,realmente as brincadeiras são um pouco diferentes das que eram as minhas.De certo serão diferentes das de hoje e as do futuro.É a transformação dos tempos.O que interessa mesmo é que sejam crianças felizes e realizadas.
Beijos Ale

Anônimo disse...

Lindos, teus netos,não puxaram nem um pouco o Avô kkkkkkk.Esqueceste da brincadeira de taco.Saudades de vcs.Bjão a todos.DIRMINHAAAAAA

Anônimo disse...

Lindo o texto, Tio.
A frase de Pitágoras diz tudo, a educação começa no berço!
Parabéns pelos netos, belos como o Avô.
Bjão. Mª Teresa