Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sábado, 22 de outubro de 2011

DOCTOR ZHIVAGO (LARA´S THEME)

Ah! Modernidade; quantas saudades da década de 50. Não existia este aparelho que chamamos de televisão, que encarcera o ser humano na sua própria casa, que tira do convívio do lar os parentes e amigos, torna os vizinhos anônimos. Domingo à tarde, terno, gravata, sapatos engraxados, aguardavam à hora de serem usados na sessão das seis. As moças usavam seus melhores trajes, sempre a bolsa combinando com o sapato, no inverno, luvas e cachecol. O domingo era aguardado com ansiedade durante toda a semana. Nas cidades do interior, o cinema era a principal casa de divertimento. Os filmes eram anunciados com certas antecedências, o que proporcionavam uma espera ansiosa. As melhores músicas, até hoje ouvidas, eram lançadas pelas trilhas sonoras; o enredo do filme era assunto para a semana toda. Perdoa-me "modernidade" também sou ligada em ti, pois tenho o privilégio de viver nas duas épocas.
A primeira geração devem ter saudade do filme que focalizo neste artigo, “Dr. Jivago” e para a atual geração, procure nas locadoras, pois acredito ser uns dos melhores produzidos pelo cinema americano.

Sinopse:
“O filme narra os fatos durante os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o "mal", Yevgraf representa o "bom" elemento da Revolução Bolchevique.”

Durante o filme a trilha sonora “ Lara´s Theme”  é solada por uma “balalaica” instrumento de  corda, com uma característica toda especial, muito usado na Rússia.


2 comentários:

DOCMARCIO disse...

Este tema musical foi um dos que me soou mais harmônico na maioria das músicas que já ouvi. A história do ocaso dos Czares e o nascimento da revolução bolchevique na Rússia foi romanceada com extrema maestria por Boris Pasternak. Outra grande verdade: a sociedade isola-se cada vez mais em suas cavernas, trancada em suas casas.
- Bela postagem, Afonsinho!
Responda assim :
- A do senhor também!

Arlindo disse...

Afonso,primeiro muito obrigado por ter lembrado de mim.Que presente hem!
Como foi bom ver sua foto."ver você"
Poxa,rever o pouco que sei,mas o muito que gosto desse conteúdo é demais.
Emocionante.
Um verdadeiro abraço de coração.
Arlindo