Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA  DE  FINADOS

Dia de reflexão, dia em que reverenciamos nossos entes queridos; entretanto chamo  a atenção para o seguinte pensamento: “O ser humano só morre quando é totalmente esquecido.” Portanto vamos manter sempre acesa a chama da saudade, a lembrança dos momentos felizes vividos com nossos parentes e amigos.

Dia de Finados, conhecido ainda como Dia dos Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
No México é comemorada a festa do dia dos mortos, uma festa bem característica da cultura mexicana e que atrai muitos turistas.

Vamos ouvir esta música que selecionei para esta data, e concentrados pedir a Deus pelos nossos filhos, parentes, amigos e a todos que necessitam de oração.


2 comentários:

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Afonso!

Data esta, que nos recolhemos no mais profundo respeito aos entes que fizeram a diferença quando estavam entre nós. Um dia de reflexão aos que ainda permanecem conosco, para não deixarmos para depois palavras que podemos dizer no nosso dia a dia, pois desta forma permanecerá até mesmo depois de uma partida.Gestos que edificam amizades, elevam amores, respeitando e amando os que nos cercam. Fazer orações aos que voltaram ao seu habitar natural d'alma,transmitindo amor,harmonia e muita paz.Desta forma, ficaremos também em paz.
Linda música, pois através deste som maravilhoso, transportei-me de coração, proferindo uma oração de luz e amor para o momento de reflexão e respeito as pessoas que foram e serão queridas com a sua passagem por esta vida.

Beijos iluminados!

Anônimo disse...

EU TENTEI LEMBRAR DE TODOS COM SAUDADES BOAS NAO FIQUEI TRISTE E SIM FELIZ DE TER TANTAS RECORDACOES E JA SAO TANTAS AS PESSOAS QUERIDAS Q SE FORAM MAS TENHO CERTEZA Q UM DIA ESTAREMOS TODOS JUNTOS E COM MUITA PAZ .


VALERIA