Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

domingo, 27 de novembro de 2011


Pela primeira vez o Genro leva o sogro e a sogra ao fundo do poço; - bem não é o que vocês estão pensando, Guido leva-nos num passeio turístico de uma grandeza espetacular. Visitamos o poço de São Patrício em Orvieto, região da Umbria.




Situado na pequena cidade italiana de Orvieto, é uma obra-prima, único na engenharia do século XVI. No início difícil de entender seu papel e o motivo de sua concepção estranha, mas logo o visitante  é rapidamente fascinado por ele, duas escadas em espiral que conduz cerca de 60 metros para as profundezas da terra em busca de água.
 Sua origem: - Charles V saqueava Roma em 1527, o Papa Clemente VII utilizou a escuridão da noite para fugir disfarçado de vendedor de frutas. Em sua fuga Clemente fugiu para Orvieto, mas não ficou tranqüilo, estava convencido de que Charles V viria atrás dele, então decidiu reforçar as defesas da cidade. A cidade de Orvieto era um local facilmente defendido, uma espécie de fortaleza natural situado sobre uma rocha de tufo vulcânica que ficava cerca de 50 metros acima do terreno circundante. Entretanto Orvieto tinha um grande problema a falta de água.
Clemente encarrega  Antonio da Sangallo,  para construir um novo poço e garantir o abastecimento de água no caso de um novo assédio de Charles V.
Sangallo decidiu cavar na posição mais baixa da cidade, perto da borda ao redor da cidade e perto das ruínas de uma antiga acrópole etrusca. O objetivo era chegar cerca de 60 metros sob a rocha. O trabalho não foi uma tarefa fácil, por um lado estava a profundidade que teria de cavar, mas resolveria o problema da água. Mas como subir à superfície? A solução engenhosa de Sangallo  é particularmente o melhor da engenharia, o trabalho, cerca de 13 metros de diâmetro , composto de duas escadas em espiral que descem ao nível  da água. A construção é tão perfeita que a descida e a subida nunca se encontram, e ao chegar ao fundo os animais que transportavam a água não fazem voltas, tornando o processo mais rápido e eficiente. É iluminado e ventilado por janelas.
A construção do poço começou em 1527, e embora três anos mais tarde Carlos V e Clemente VII tenham reconciliado, a escavação do poço continuou até cerca de 10 anos, Clemente já estava morto, Paulo III tomou seu lugar.



O resultado final foi a construção de um prédio sem salas, esta obra é composta de dois cilindros enterrados. A simplicidade do cilindro interno, que é oco e contínuo, em contraste com a complexidade do exterior, que contém as duas etapas que se sobrepõem. A profundidade final do poço é de 60 metros, tornando-se necessário que cada uma das duas escadas possuíssem  248 passos e  72 janelas para ventilação e iluminação. A ponte de madeira sobre o tanque localizado na parte inferior do poço, uma vez terminado permitia o carregamento de água, eles poderiam tomar a escada em frente e começar a subida de volta. À primeira vista, é fácil supor que a construção de poços foi um processo uniforme, no entanto, não o foi. No trabalho de construção primeiro consistia apenas de cavar, servindo de parede as rochas escavadas, porém na profundidade de 30 metros a camada dura de calcário deu lugar à argila, o que tornou necessária a construção de um muro ao redor do poço para conter o solo arenoso.
A autoria é atribuída à arquitetura de Sangallo, mas depois assumiu a direção do trabalho Giovanni Battista da Cortona, mas seria o escultor florentino e arquiteto, Simone Mosca, o responsável pelo término do topo do poço, ou seja, a parte que está acima do nível do solo, onde se localizam as portas de entrada e saída.



3 comentários:

Eu não sei....Jonas disse...

Bom dia, Seo Afonso. Coisa linda a história e seus marcos. Ainda quero ir até lá. Forte abraço. Jonas Santana.

Anônimo disse...

Esse realmente te leva ao fundo do poço, mas se começar a descer tem que ir até o final pois só pode voltar pela outra escada.Pra baixo é mole e todo Santo ajuda,agora subir novamente Ahfff...
Acho que o Guido já levou quase a família toda ao fundo do poço!Só a Lili e o Arthur não desceram.
Muito legal o passeio, obrigado cunhado.Saudades tô louca pra descobrir outra dessa.amamos vocês.
Beijos Fernanda

Anônimo disse...

Pior so eu que ele nao levou para o fundo do poco ,levou foi par Italia e nao me leva de volta para o Brasil hehehehehe



Beijos a todos