Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

1492 - A CONQUISTA DO PARAISO


Conquista do paraíso

È uma trilha sonora criada especialmente para dar ênfase ao filme1492 A Conquista do Paraíso”. Reproduzindo esta linda  melodia, dedico ao meu amigo e Irmão Rubisval Garcia, mostrando-lhe assim a sua origem.

Este filme foi tema de muitas polêmicas pela crítica na época.Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.
Se alguém procura em 1492 a conquista do paraíso uma reprodução honesta do "descobrimento" da América, é melhor esquecer. O filme, produzido em 1992, marca as comemorações dos 500 anos da chegada dos primeiros colonizadores europeus na ilha de San Salvador. Trata-se de uma produção encomendada pelos EUA, em parceria com a Espanha, e sob a direção do ficcionista Ridley Scott. O filme narra a Odisséia do navegador genovês Cristóvão Colombo.
A Conquista do Paraíso é, no entanto, bem produzido, o que facilita o grande público, desinteressado com a veridicidade dos fatos, acreditar na História assim como é contada no filme. Enquanto fonte histórica e material didático devem ser usados, se é que deve ser usado, com muito cuidado, peneirando o que é realmente válido e desconstruindo e discutindo as mentiras e as intenções ideológicas da produção.

A trilha sonora apresentado neste vídeo pela orquestra de Andre Rieu, com a participação do fabuloso coral de aproximadamente 200 componentes é simplesmente fantástica.



Um comentário:

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Querido Primo,

O seu bom gosto faz este blog ficar fascinante.
Este vídeo é fantástico. Adorei!
Seus textos explicativos e culturais ampliam nossos conhecimentos e gosto.

Beijos de Luz!