Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

THE ALAMO

Os grandes sucessos musicais, que atualmente, são ouvidos por milhares de pessoas, foram trilhas sonoras de filmes, The Álamo é um exemplo, sua música “Green leaves Summer” obteve Oscar de melhor roteiro musical.  
O episódio do Alamo tem sido objeto de numerosos trabalhos não-fictícios, desde 1843. A maioria dos americanos, no entanto, estão mais familiarizados com os mitos espalhados por muitas das adaptações de cinema e televisão. incluindo as miniséries da década de 1950 da Disney Davy Crockett e o filme estrelado por John Wayne em 1960: The Alamo.
A Batalha do Alamo (23 de fevereiro - 6 de março de 1836) foi um ponto crucial na Revolução do Texas. Na sequência de um cerco de doze dias, tropas do México sob o comando do General Antonio López de Santa Anna lançaram um ataque contra a Missão Alamo  em San Antonio de Bexar (nos dias atuais, San Antonio, Texas). Todos, menos dois dos defensores texanos foram mortos. A crueldade usada por Santa Anna foi percebida durante a batalha e inspirou muitos colonos do Texas e aventureiros dos Estados Unidos para se juntar ao Exército Texano. Estimulados pelo desejo de vingança, os texanos derrotaram o exército mexicano na Batalha de San Jacinto várias semanas mais tarde, acabando com a revolução.
Vários meses antes, os texanos tinham levado todas tropas mexicanas para fora do Texas Mexicano. Cerca de 100 texanos ficaram, então, guarnecendo no Alamo. A força texana cresceu ligeiramente, com a chegada dos reforços liderados pelos eventuais co-comandantes do Alamo James Bowie e William B. Travis. Em 23 de fevereiro, cerca de 1.500 soldados mexicanos marcharam para Bexar como o primeiro passo em uma campanha para a retomada do Texas. Pelos próximos doze dias, os dois exércitos se empenharam em várias pequenas escaramuças, com perdas mínimas. Ciente de que sua guarnição não poderia resistir a um ataque por uma força tão grande, Travis escreveu várias cartas pedindo mais homens e suprimentos; menos de 100 reforços chegaram.
Na madrugada de 6 de março, o exército mexicano avançou contra o Alamo. Depois de repelir dois ataques, os texanos foram incapazes de defender-se de um terceiro. A medida que os soldados mexicanos escalaram as paredes, a maioria dos soldados texanos retirou-se para construções do interior do forte. Os defensores que não conseguiram chegar a esses pontos foram mortos pela cavalaria mexicana a medida que tentavam fugir.  A maioria dos relatos de testemunhas oculares relataram entre 182 e 257 mortos texanos, enquanto a maioria dos historiadores concorda que as baixas mexicanas na Batalha do Alamo foram de cerca de 400-600 mexicanos mortos ou feridos. Vários não-combatentes foram enviados para Gonzales, Texas para espalhar a notícia da derrota texiana. As notícias provocaram um pânico, e o exército texano, a maioria dos colonos, e o novo governo da República do Texas fugiram do exército que avançava.
No México, a batalha tem sido muitas vezes ofuscada pelos acontecimentos da Guerra Mexicano-Americana na década de 1840. No Texas do século 19, o complexo Alamo gradualmente tornou-se conhecido como um sítio de batalha em vez de uma missão precedente. O Poder Legislativo do Texas comprou os prédios no início do século 20 e designou a capela Alamo como um santuário oficial do estado do Texas. É agora "o local turístico mais popular no Texas".
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A trilha sonora deste filme, levou o Oscar de melhor roteiro musical e até hoje impressiona pela sua beleza harmônica.


3 comentários:

DOCMARCIO disse...

A história do Álamo narrada pelos estadunidenses não revela que na verdade, toda a Califórnia e o Texas foram territórios roubados aos mexicanos e seu coração até hoje ainda pulsa em espanhol. Se por um lado, a ficção deu uma belíssima peça de cinema, a realidade histórica mostra a sanha conquistadora do Tio Sam atrás de ouro e petróleo.
Talvez ainda escrevamos essa história da Amazônia com as mesmas letras.

Eu não sei....Jonas disse...

Eu e a Cleide curtimos muito essa música maravilhosa. Sobretudo, em tempos de funks e outras baboseiras, que nem considero musicais, isso faz bem aos ouvidos, à mente e ao coração. Forte abraço. Jonas Santana

Anônimo disse...

Meu amigo Márcio
Realmente o curso da história é modificado e ingenuamente caímos nas ciladas.
Entretanto trago a história do Forte Álamo para realçar o meu objetivo a trilha sonora.
Obrigado pela contribuição,
@fonso