Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

12 mil tablets


A Evolução da Educação


Hoje assistindo o Jornal televisionado, uma cena muito comum mostrava uma escola em péssimas condições; a única diferença, é que esta foi interditada, deixando aproximadamente mil alunos em casa, por incompetência de alguns dirigentes, pessoas com indicações políticas, para os cargos sem as devidas qualificações; nossa educação, cada vez mais, vai caminhando a passos largos para um futuro duvidoso. Mas antes de terminar as notícias do tele-jornal uma publicidade chamou-me a atenção: “mais de 12 mil tablets, serão distribuídos  aos professores”.  Que ironia; escola desabando e o governo distribuindo “tablets” aos professores. Lembrei de meu tempo de ginásio, aulas de matemática com o prof. Donner, quantas diferenças dos dias atuais; Vou para o computador e recebo de meu amigo e irmão Paulo Stahlofer um texto de uma professora de matemática que vem demonstrar que nossa educação não está sendo destruídas somente fisicamente. Leiam e comprovem: 

Leiam o relato de uma Professora de Matemática: 
 Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... 

Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas... 
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:


1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
(  )SIM (  ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.

(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

7. Em 2010 ...:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é repetente ou de alguma minoria social, não precisa responder, nós faremos um teste mais simples, pois é proibido reprová-los).
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

 
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado)
- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Passe adiante!
Precisamos começar JÁ! 
    Ou corremos o sério risco de largarmos o mundo para um bando de analfabetos, egocêntricos, alienados e sem a menor noção de vida em sociedade e respeito a qualquer regra que seja!!!

Um comentário:

Leila Fonseca disse...

Isso já acontece há muito tempo, desde quando surgiu a máquina calculadora. Ninguém mais se dava ao trabalho de fazer um cálculo de cabeça, por mais simples que fosse... O exemplo da vendedora com o troco, já presenciei várias vezes. Com o avanço da tecnologia, as coisas pioraram. Hoje, é muito mais fácil acessar a INTERNET para fazer uma pesquisa. De que servem as enciclopédias agora? Os "espertinhos" até copiam monografias... É impressionante como os jovens não sabem nada, de nada... Lembro-me das aulas de Geografia, só para exemplificar, em que nos eram apresentados mapas em branco para que localizássemos os acidentes geográficos. O que dizer da pobre Língua Portuguesa, massacrada todos os dias até pelos que tinham a obrigação de usá-la corretamente. O que dizer do respeito às regras básicas de civilidade e educação? Meu irmão, professor, mandou-me uma charge em que, em um primeiro quadro, o pai pergunta zangado ao filho: "Que nota é est a?". Logo a seguir, em outra tira, o pai pergunta enfurecido ao professor "Que nota é esta?". Isso mostra o nível de desrespeito que é ensinado aos jovens. Antes, o professor tinha a palavra final com relação ao aproveitamento dos alunos; hoje, o que impera é o medo, já que muitos mestres são espancados, outros encontram-se afastados por depressão, isso sem considerar o salário irrisório que recebem em troca de tão nobre ofício. Outro dia, vi uma reportagem sobre o Colégio Militar e fiquei bastante feliz em saber que em alguns lugares ainda são preservados os valores de antes. Abçs