Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


C A R N A V A L  FESTA  POPULAR

Entramos no mês de fevereiro, tudo gira em torno do carnaval; mas, quantas saudades dos carnavais de outras épocas.
Era aguardado durante o ano todo com muita ansiedade; íamos às livrarias comprar os livretos com as letras das marchas e sambas compostas exclusivamente para o carnaval. Hoje o Rio de Janeiro, Florianópolis e algumas poucas  cidades   mantém a tradição dos blocos de sujos que vão às ruas brincar com suas famílias, acompanhadas por bandinhas carnavalescas.
A decadência do carnaval de rua, na minha concepção, começa com a ascensão da música baiana (trios elétricos), que respeito e admiro, entretanto não é apropriada para o carnaval, em todos os eventos, durante o ano a música baiana e seu ritmo são idênticos, apenas criam novas composições. Já não podemos dizer o mesmo da música Pernambucana, onde o forró e o baião predominam durante o ano e no carnaval são tocadas as marchinhas, marcha-rancho e o tradicional frevo.  Hoje a geração atual, não tem o privilégio de cantar marchas ou sambas feitos exclusivamente para o carnaval, quando as cantam, suas composições são ainda das décadas de 40 ou 50. Está na hora de revermos estes conceitos. Um carnaval sadio e divertido aumenta a longevidade.



História

Festa popular, o carnaval ocorre em regiões católicas, mas sua origem é obscura. No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Hoje é uma das manifestações mais populares do país e festejadas em todo o território nacional.




Conceito e origem. O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.


A própria origem do carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.
Agora Vamos relembrar umas marchinhas que foram sucessos no carnaval



3 comentários:

Anônimo disse...

Saudade deste tipo de carnaval as marchinhas...saudade de dar voltinha no salão...saudade de poder andar sozinha no carnaval...de comer churrasquinho de gato depois do baile sentada no banco do jardim...saudade de trocar de clube o tempo todo...de fazer várias fantasias para tantos bailes...saudade de passar purpurina e colar estrelinhas nos olhos...Quem viveu essa época viveu,quem não viveu não entenderá.
Beijos Fefa

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Que coisa boa ler este artigo,embarquei no túnel de tempos de outrora. Tudo era melhor, as brincadeiras mais saudáveis e sem dúvida enfatizou de forma real a falta de criatividade dos verdadeiros carnavais, que a cidade de Laguna proporcionava.Belo texto, e adorei as músicas que sempre cantei nos carnavais nos Clubes embaladas pelo encanto das bandas da cidade.

Eu não sei....Jonas disse...

Realmente, do carnaval a úninca coisa que aprecio são as marchinhas antigas. Parabéns pela matéria, Seo Afonso.

Abração, Jonas Santana.