Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

domingo, 11 de dezembro de 2011

MERRY CHRISTMAS


Noite Feliz


Creio que depois da música “Parabéns pra Você”, Noite Feliz é a canção mais tocada e cantada no mundo inteiro. No Brasil tenho certeza. Por se tratar de uma música de época, hoje explorada pelo comercio natalino, a partir de novembro, já é ouvida em grandes shopping e comércios. Grandes corais apresentam uma variedade de arranjos, cada um peculiar às suas regiões." A visão dos Pastores" Original pintado com a boca por: Kyriacos Kyriacou, e foto " Natal Luz Gramado".



"Stille Nacht" é uma das canções mais populares da noite de Natal, conhecida em português como "Noite Feliz". Foi escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf, Áustria, tendo sido executada pela primeira vez na Missa do Galo desse ano na paróquia São Nicolau. Tem versões em, pelo menos, 45 línguas.
A história da canção é controversa. O que se sabe é que, na vila de Oberndorf, o padre Joseph Mohr saiu atrás de seu amigo músico Franz Gruber para que transformasse em melodia um poema que ele havia escrito, a fim de que fosse tocada na missa de Natal que aconteceria horas depois. Umas fontes dizem que Mohr fez a letra dois anos antes, em 1816; outras dizem que o padre escreveu-a no caminho até Gruber, pois, em verdade, Mohr não estava atrás do músico, mas atrás de um instrumento para ser tocado na Missa do Galo de 1818, pois o órgão de sua paróquia teria tido os foles roídos por ratos. Neste conto, Mohr ficara deveras preocupado com a falta de um instrumento e teria inspirado sua letra no humilde Natal de Jesus em Belém.
A canção foi originalmente composta para violão e flauta. Um arranjo vocal por Mohr surgiu em 1820. Novos arranjos por Gruber vieram pouco antes de sua morte (1863). Em 1845, o primeiro arranjo para orquestra aparece, e em 1855, um novo arranjo para órgão se vê. Em 1900, a música já era mundialmente famosa.
A igreja de São Nicolau não existe mais. Foi demolida no começo do séc. XX, por sofrer com constantes alagamentos, por estar perto do rio Salzach. Em seu lugar, foi construída por volta de 1920-1930, num lugar 800 metros mais alto que o anterior, a Capela Memorial da Noite Silenciosa (Stille-Nacht-Gedächtniskapelle), que, apesar de acolher só 20 pessoas, recebe no fim do ano cerca de 7 mil peregrinos para a missa de Natal, e outros quase 2 mil turistas.Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na voz de Roberto Carlos,finalizo este artigo, desejando a todos os meus amigos e familiares um Feliz Natal.



5 comentários:

Anônimo disse...

E bem isso noite feliz e aquilo q desejo ao mundo inteiro ,para que o espirito de natal entre dentro de cada um de nos lembrando q a nossa vida foi o maior presente q Deus poderia nos dar . Sejamos felizes ,vamos tentar tirar o maximo proveito de nossos dias aqui e amar sempre . Beijao Papinho

A nesse natal VCS vao estar com meu Dunguinha !!!!!!

Leila Fonseca disse...

Lindo! É sempre emocionante ouvir Noite Feliz. Acho uma música mágica, que toca profundamente todos os corações.
Abçs
Fpolis./dez/2011

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Querido Afonso,

Que as noites sejam felizes,que os desejos se concretizem. Linda a sua postagem, muito bem bolada para a época e conhecimento nunca é demais.

Beijos Iluminados!

Anônimo disse...

Vô,Che bello articolo.In questo Natale staremo insieme.Tanti baci Dunga

Anônimo disse...

Caro Senhore Alfonso, non lo so se mi conosci mi chiamo Berlusconi e vorrei utilizare i tuoi articoli nel mio canale televisivo RAI.
Cordiali saluti a lei e a tutta la vostra famiglia, um buon natale e felice ano nuovo .

Silvio