Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

BESAME MUCHO

BY  THE  BEATLES
Quando falamos em bolero logo vem uma resposta imediata: Música de idosos; entretanto mostro neste artigo o bolero Besame Mucho apresentado com uma interpretação magistral dos Beatles. Apesar de ter sido composta em 1941, é considerada um clássico da música popular, hoje executada por grandes orquestras e vários cantores no  mundo inteiro. Foi a música de seus avós, seus pais e sinceramente do romântico atual.
O bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu na Espanha, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento. Tem tradição nos seguintes países: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
O primeiro bolero data de 1883, na voz do cubano José Sanchéz, posteriormente adotado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina.
O mais célebre bolero mexicano é Bésame Mucho composto por Consuelo Velásquez (1941), e interpretado, entre outros, por: The Beatles, Plácido Domingo, Diana Krall, João Gilberto, Simone, Cesária Évora, Rosa Passos, Frank Sinatra. Em francês (adaptado por Francis Blanche em 1945): Dalida, Céline Dion, Arielle Dombasle, Michel Petrucciani, Marc Lavoine, Guy Marchand e Lili Boniche.
Dentre os mais conhecidos intérpretes estão: Altemar Dutra (Brasil), Trio Irakitan (Brasil), Trio Los Panchos, Agustin Lara, Bienvenido Granda, Lucho Gatica, Pedro Vargas, Consuelo Velásquez, Armando Manzanero, e recentemente Luis Miguel, podendo ser dançado com música atuais como MPB e Baladas.
Sabe-se que o bolero influenciou o samba-canção, mambo (bolero-mambo), o chá-chá-chá e a salsa. Na República Dominicana, surgiu, na década de 1960, uma variante do bolero chamada bachata.

E para fechar este artigo,voltando ao passado, vamos ouvir: Besame Mucho by The Beatles.




3 comentários:

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

REVERENCIOU DE FORMA MAGNIFICA O TANGO. UMA DANÇA SENSUAL E EXTASIA OS OLHOS DE QUEM GOSTA DE APRECIAR PARES QUE SABEM DANÇAR.
"Besame Mucho by The Beatles" É ALGO INUSITADO, NUNCA IMAGINEI UM DIA PODER ESCUTAR.
BEIJOS DE LUZ!

Mara Verani disse...

Grande surpresa, jamais pensaria nos Beatles cantando esse bolero, que aliás, como todo bolero, é lindo.
Mais uma relíquia que tu nos apresenta.
abraço

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Peço desculpas, ao escrever tango, e sim bolero. Coisas da idade...rsss