Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

quarta-feira, 16 de abril de 2014

DOMINGO DE PÁSCOA



A SEMANA SANTA

 Quando criança confesso, não gostava da  quaresma.
 E por que estou dizendo isto? Bem quero que a juventude de hoje compreenda o que era o período da quaresma anos atrás.
Havia uma proibição de certos tipos de músicas nas rádios, vivíamos uma sensação de vigia total por nossos familiares.
Na semana santa, talvez sem compreender bem seus significados, não gostávamos do silêncio, porque nada era permitido fazer, na  quinta-feira, após o meio dia, já não se varriam as casas, correr, brincar e andar de bicicleta, era proibido, alguns homens, até cortar a barba, havia muito respeito ou até certos exageros.
Em compensação, aguardávamos com ansiedade o sábado de aleluia, onde às dez horas já estávamos nas ruas, onde se encontravam pendurados os “Judas” esperando o rompimento para malhar o pau e disputar as balinhas que tinham como recheio. Eram vários em ruas diferentes, entretanto eram rompidos um a um respeitosamente.
O domingo de páscoa festejávamos com um grande almoço e à tarde docinhos e refrigerantes (gasosa).
Não havia esta exploração comercial, até porque não existiam as guloseimas de hoje.
As crianças hoje nem sabem o verdadeiro significado  do “Domingo de Páscoa”, sabem apenas que é o dia do coelhinho... Esperam os seus ovos de “páscoa”.
De uma maneira ou de outra festejamos a ressurreição de Jesus, o que é mais importante.                                                                                                          Assim sendo, desejo a todos os amigos(as) do blog, “Uma feliz páscoa”.

2 comentários:

Fernanda disse...

Lembrança boa. Diziam que se a gente dançasse na quaresma criaria rabo kkkkkk. Nunca criei ...mas desejo que o verdadeiro espírito de Páscoa encontre abrigo em nosso peito sem culpas, medo ou consumismo só com amor!Feliz Páscoa.

Zirça Maria Prates disse...

Obrigada e Feliz Páscoa pra ti também e toda tua família. Um abração meu e do Enio.