Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CAFÉ UMA LEMBRANÇA


A história do café

Trabalhei 30 anos com café, faço parte da terceira geração no ramo de torrefação de café.
Confesso que como muitos, desconhecia sua história. Hoje no meu ócio remunerado, cheio de saudades, resolvi postar a verdadeira origem desta bebida, conforme texto abaixo.
Tenham todos um feliz feriadão.


O café incorporou-se ao cardápio do homem civilizado há pouco mais de 500 anos. Sua descoberta é cercada de mistérios e lendas, sendo o interesse pela bebida despertado pelo sabor e aroma típicos. A inclusão do café no mercado despertou muito interesse das classes mercantis, acelerando o crescimento dos processos de produção e comercialização do produto. Sua descoberta se deu na Abissínia, hoje Etiópia, após o século XIII. Diz uma lenda que um pastor da região, chamado Kaldi, percebeu que suas ovelhas ficavam agitadas após a ingestão de certo fruto. Cheio de curiosidade, também experimentou, descobrindo assim o seu poder estimulante. Kaldi colheu então um punhado desses frutos e levou-os para um convento próximo. Os monges, pensando tratar-se de uma tramoia do diabo, atiraram as bagas ao fogo. O aroma desprendido pelos grãos torrados despertaram a curiosidade dos monges, que resolveram então ficar com eles. Aprenderam depois a preparar uma bebida considerada uma dádiva de Deus, que os ajudava a ficar acordados durante as noites de prece.
Foi assim que surgiu o café!

Lindo!
Extraído do Portal Santa Clara.

2 comentários:

Asta M.P.Teixeira Ramos. disse...

Um dos cheiros marcantes da minha infância era o de café,que sentíamos na loja do meu pai e que provinha da Torrefação do Seu Ninico.
O pai sempre ia comprar café lá e era uma briga entre os irmãos para ver quem iria com ele,pois o Seu Ninico sempre dava picolés para as crianças.
Havia o Café Ned puro,de embalagem vermelha e o mistura,de embalagem amarela.O puro era Coffea Arabica e o mistura,um composto de outros tipos. (Assim nos explicavam) Comprávamos barras de gelo também,para a geladeira, e no verão,para refrescar as melancias compradas nas canoas! Um tempo maravilhoso....

Anônimo disse...

Legal ,pai adoro cheiro de cafe torrado pq logo me transporta na minha infancia ,era muito bom correr pelos sacos de cafe que chegavam altura do teto ,estar contigo, tia Hildinha ,Jacy,Volnei,Valdir,Paulo . Que epoca boa . Beijao Valeria