CHEGAMOS
AO FUNDO DO POÇO
Após
refletir muito, hoje me convenci que estamos no Fundo do Poço.
Os anos passaram, eu sempre acreditando que iríamos
melhorar; somos um país continental, produzimos quase tudo que necessitamos,
temos uma agricultura excelente, somos uns dos maiores produtores de grãos do
mundo, enfim, o que nos falta então? Ou governo inicia um tratamento de choque,
ou ninguém conseguirá consertar este país. Na área da Educação fomos regredindo
ano a ano até chegarmos ao ponto de hoje; na área da saúde, estamos com
hospitais sucateados o povo sofrendo e morrendo nos corredores; e finalmente a segurança.
Estamos vivendo sem garantias de nossos bens, de nossas vidas, culpa de leis
criadas para facilitar o criminoso. O caso mais estúpido destas leis é
referente ao ECA. É um absurdo um jovem de 17 anos ter tantas regalias, ri das
autoridades constituídas, são os “ 007 da Vida”-possui autorização para matar. O
povo está saturado de tantas injustiças. Agora, estamos iniciando o período
eleitoral e lá vem os candidatos com o maior cinismo falar no tripé do seu
governo (Educação, Saúde e Segurança) dá nojo ouvi-los, sabemos que nem eles possuem
garantias. Cheguei a este raciocínios lendo
um artigo do Prof. De Direito Igor Pantuzza Wildmann, “ Tributo ao professor Kássio
Vinicius Castro Gomes”, vou citar alguns
fragmentos deste artigo:
“Em Belo Horizonte , um estudante processa a escola e o professor que lhe deu notas
baixas, alegando que teve danos morais ao ter que virar noites estudando para a
prova subsequente. (Notem bem: o alegado "dano moral" do estudante
foi ter que... estudar!).” [...]
".
Deixe o aluno "construir seu conhecimento." Não vamos avaliar o
aluno. Pensando bem, "é o aluno que vai avaliar o professor". Afinal
de contas, ele está pagando...[...]
E como a
estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de
"novo paradigma" (Irc!), prosseguiu a todo vapor, em vários setores:
"o bandido é vítima da sociedade", "temos que mudar ‘tudo isso
que está aí'; "mais importante que ter conhecimento é ser ‘crítico'."[...]
“Estamos
criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta
de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da
vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante
certeza de que "o mundo lhes deve algo".[...]
“Um
desses jovens, revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito
centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que
tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar.” [...]
“Ao
assassino, corretamente, deverão ser concedidos todos os direitos que a lei
prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de
não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito
mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a
ser apresentada pelo Ministério Público. A acusação penal ao autor do homicídio
covarde virá do promotor de justiça. Mas, com a licença devida ao célebre texto
de Emile Zola, EU ACUSO tantos outros que estão por trás do cabo da faca:” [...]
“EU
ACUSO os burocratas da
educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de
constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos,
deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas;” [...]
“ EU ACUSO a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado,
muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranqüilas,
provas de mentirinha, para "adequar a avaliação ao perfil dos
alunos";[...]
“EU ACUSO os últimos tantos Ministros da Educação, que em nome de
estatísticas hipócritas e interesses privados, permitiram a proliferação de
cursos superiores completamente sem condições, freqüentados por alunos
igualmente sem condições de ali estar;” [...]
“ EU ACUSO a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e
títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e
formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade;” [...]
“ EU ACUSO a lógica doentia e hipócrita do aluno-cliente, cada vez menos
exigido e cada vez mais paparicado e enganado, o qual, finge que não sabe que,
para a escola que lhe paparica, seu boleto hoje vale muito mais do que seu
sucesso e sua felicidade amanhã;“ [...]
“ EU ACUSO a hipocrisia das escolas que jamais reprovam seus alunos, as
quais formam analfabetos funcionais só para maquiar estatísticas do IDH e dizer
ao mundo que o número de alunos com segundo grau completo cresceu "tantos
por cento";[...]
“EU ACUSO os que agora falam em promover um “novo paradigma”, uma” nova
cultura de paz", pois o que se deve promover é a boa e
VELHA cultura da
"vergonha na cara", do respeito às normas, à autoridade e do
respeito ao ambiente universitário como um ambiente de busca do conhecimento;” [...]
“ Qualquer
um de nós pode ser o próximo, por qualquer motivo. Em qualquer lugar, dentro ou
fora das escolas. A facada ignóbil no professor Kássio dói no peito de todos
nós. Que a sua morte não seja em vão. É hora de repensarmos a educação
brasileira e abrirmos mão dos modismos e invencionices. A melhor "nova
cultura de paz" que podemos adotar nas escolas e universidades é fazermos
as pazes com os bons e velhos conceitos de seriedade, responsabilidade,
disciplina e estudo de verdade.” [...]
Bem
amigo(a), agora é com você; tire suas conclusões.
3 comentários:
Muito bom texto. Infelizmente, a falta de limites imposta pela hipocrisia dos pseudo educadores resulta na cena com a qual hoje nos deparamos. Meu irmão, professor, enviou-me certa vez uma charge em que um pai muito zangado, segurando o boletim, pergunta ao filho: "Que notas são essas?". Em outra tira, o pai, com o boletim nas mãos, pergunta a mesma coisa ao professor. E é essa a situação. Não se respeita o professor porque não há respeito em casa e, por consequência, não existe respeito ao próximo, às leis. Um verdadeiro caos. Moro perto de uma escola e, fico, às vezes observando o comportamento dos alunos. Se existe lixo para ser recolhido, chutam e o espalham pela rua. Chutam os portôes das casas, falam palavrões ( não só os meninos, as meninas também). Aqueles que deveriam dar exemplo são os primeiros a transgredir. A juventude de hoje está sem um parâmetro de bons princípios.
Abçs
Muito bom este desabafo de forma consciente. O Brasil precisa mesmo de tratamento de "choque", mais ainda de um choque educacional, onde os valores e o bom senso sejam as bandeiras.
Parabèns pelo artigo!
Também gostei muito do texto. É um honesto e triste desabafo de uma realidade que precisa ser mudada.
Mas quando ?!
abraço
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