Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

domingo, 15 de julho de 2012

HARPA PARAGUAIA


Luiz  Bordón
Assim como a moda e as tendências, a música também tem seu ciclo, no caso específico o sucesso; normalmente surge uma novidade que bate record de vendas, seja no estilo solo ou  instrumental e assim sucessivamente. Na década de 1960 muda-se para o Brasil, Luiz Bordón, trazendo na bagagem seu instrumento de trabalho, a Harpa Paraguaia. Fica conhecido no Brasil  com as músicas natalina; entretanto grava vários boleros, guarânias e tangos que tornam-se grandes sucessos na sua interpretação. Para que a boa música nunca seja esquecida, resolvi trazer um fragmento da historia deste fabuloso músico paraguaio. Para muitos uma pequena recordação; para a nova geração, uma demonstração de harmonia, execução e bom gosto.

“Luis Bordón (Guarambaré, Paraguai, 19 de agosto de 1926 - Paraguai, 2006); foi um músico paraguaio, intérprete de harpa paraguaia. No Brasil é mais conhecido pelo seu LP/CDA Harpa e a Cristandade.
Desde a infância recebeu incentivo de seus pais para se dedicar à música. Começou a estudar a harpa paraguaia e logo se tornou exímio nesse instrumento. Em 1950, entrou para a orquestra de Julián Rejala que fez várias apresentações no Paraguai e no Brasil. Em 1959, gravou seu primeiro LP, Harpa Paraguaya en Hi-Fi. Mudou-se para o Brasil, onde ficou vários anos e, em 1964, gravou o disco que o tornaria conhecido nesse país, sendo lançada em cd e até hoje ouvida em cada Natal, “Harpa e a Cristandade.”
Mudou-se para os EUA onde morou três anos antes de voltar ao Paraguai, onde morreu em 2006 aos 80 anos. Gravou um total de 34 discos. 
Origem: Wikipédia

Esta guarânia,na voz de Ângela Maria,traz muitas recordações e lembranças, verdadeira raiz Paraguaia. 



Um comentário:

guido finizia disse...

Que legal!!! adorei