Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

segunda-feira, 28 de maio de 2012

GRADARA




O Castelo de                         Francesca e Paolo 


Meu genro Guido,  preparou-nos uma agradável surpresa; Sem saber a direção viajamos quase 400 Kms. rumo ao Leste da Italia, até chegarmos ao topo de uma colina, onde podíamos observar partes do litoral banhado pelo Mar Adriatico. Do alto, uma paisagem belíssima, avistava-se a cidade de Cattolica, banhada pelas praias do Adriatico. Neste local situa-se o ponto turístico mais importante da região. O Castelo de Francesca e Paolo.



Sua história nasce no Medievo por volta do ano 1150 quando os senhores Pietro e Ridolfo De Grifo se apoderaram do terreno da vizinha Pesaro e iniciaram a construir o castelo central. Sem a proteção do Papa, os De Grifo substituíram a poderosa família dos dei Malatesta, nobres de Rimini e Cesena, mais especificadamente o nobre Malatesta da Verucchio conhecido como Centenário. Tal família decidiu o alargamento da fortaleza e a construção do castelo em seu atual aspecto.
Em 1463, Papa Pio II excomungou Sigismondo Pandolfo Malatesta e apoiou o duque de Urbino Federico da Montefeltro que assediou o burgo e o recolocou nas mãos da Igreja, que, o passou à poderosa família Sforza. Ao poder se alternaram todas as importantes famílias nobres do 1500: os Della Rovere, os Borgia, os Medici. A estratégica fortaleza de Gradara retornou à Igreja no ano 1641 permanecendo ali até a sua unificação do Reino da Itália.Gradara foi teatro em 1289 de um dos mais curiosos acontecimentos do Medievo, logo depois recontada por Dante Alighieri, Boccaccio e D'Annunzio em versos: o infeliz amor entre Paolo Malatesta e Francesca Polenta, mulher do irmão de Paolo, Giovanni Malatesta. A conclusão é conhecida por todos os amantes da literatura, sendo a fortaleza de Gradara o seu teatro.


Francesca da Rimini (Francisca da Polenta) (Ravenna, 1255 – Gradara, 1285) foi uma nobre medieval italiana, filha de Guido da Polenta, governante de Ravena, fonte de inspiração de Dante Alighieri, que a retratou na Divina Comédia.
Vida
Francesca da Rimini provavelmente nasceu na cidade de Ravenna, sendo conhecida pela sua beleza. Seu pai, Guido da Polenta era o governante da cidade e estava em guerra com a família Malatesta, de Rimini. Quando as famílias negociaram um acordo de paz, por conveniência, Guido concedeu Francesca em casamento para Giovanni Malatesta (Gianciotto), o filho mais velho de Malatesta da Verucchio, lorde de Rimini. Giovanni era um homem culto, porém de péssima aparência e tinha o corpo deformado. Guido sabia que Francesca não concordaria com o casamento de modo que o ele foi realizado por procuração através do irmão mais novo, Paolo Malatesta, que era jovem e bonito. Francesca e Paolo não demoraram a se apaixonar.

De acordo com Dante, Francesca e Paolo foram seduzidos pela leitura da história de Lancelote e Guinevere, e se tornaram amantes. Posteriormente foram surpreendidos e assassinados por Giovanni. Dante utilizou o romance de Lancelot, a fim de caber no âmbito do regime de amor poesia lírica, que emula Francesca no Canto V do Inferno.
O nome "Francesca" se tornou popular entre os aristocratas.
A descrição acima é do artigo Francesca da Rimini da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA,



 Fotos tiradas durante nossa visita







Entrada principal
do castelo  de
Paolo e Francesca



Ao fundo vista do Mar Adriatico

e cidade de Cattolica





           Lojas de armas Medievais



Parte  externa                                                         do
                                                                  Castelo 
de                                                             Paolo  e  Francesca







Mosteiro Sao Joao Batista

Um comentário:

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

QUERIDO AFONSO,

AS BELEZAS E A HISTÓRIA RESGATADA DA FORMA DA QUAL VOCÊ NARRA EM SEU BLOG, NOS FAZ TRANSPOSRTAR DESTA TELA AO LOCAL. LUGARES MARAVILHOSOS QUE FICAM MAIS BELOS COM SUA PRESENÇA E SUA FAMÍLIA. PORQUE A BASE DE TODA HISTÓRIA É A FAMÍLIA E A SUA PRESENTE NESTE MOMENTO ÚNICO, É MARAVILHOSO DE LER E APRECIAR.