Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

LÍNGUA TUPI
(Vamos mante-la viva)
“Os velhos tupis tinham uma forma poética de expressarem-se, normalmente ante as belezas da natureza.”( Luiz Caldas Tibiriçá)

 Letra (A)
APIUNA (Cidade situada próximo ao município de Indaial-SC)
                     de apé- una. –caminho preto
ARACUARI – (Cidade catarinense); de aracuari, nome de um pássaro; pode derivar,
                      no entanto de aracuá-r-y que significa rio do aracuã(pássaro da região sul)
ARARANGUÁ – (Cidade catarinense); de arara –guá ; enseada das araras.

ARAÇATUBA( Loc. de Imbituba S.C.); de arassá – tuba; lugar de muitos araçás.

Conheça a origem do nome de sua cidade, caso ela seja de procedência tupi, através deste blog. Solicite pelo comentário

6 comentários:

dunga disse...

Legal a reportagem mas florianopolis nao tem origem tupi guarani um beijo vo

Vô Afonso disse...

Realmente Dunga
Florianópolis quer dizer:
cidade de Floriano.
Abraçãooo

Edegar Fernandes disse...

Meu Pai nasceu em Ituporanga, acho que este nome é tupi. Que quer dizer?

Afonso Prates da Silva disse...

Olá Edegar
Ituporanga é uma cidade com o nome de origem tupi e quer dizer:
Ytu = queda d´agua (cachoeira)
Poranga = bonito
Cachoeira Bonita

Anônimo disse...

Estou visitando meus parentes em Floripa, li o seu blog e quero saber:
O nome de minha cidade é: Itajubá MG. O nome é indígena?
Obrigado
Luis M. Rocha

Afonso Prates da Silva disse...

Olá Luis
Sim, a palavra ITAJUBA é tupi e quer dizer:
ITA = pedra
JUBÁ = Amarelo
Assim sendo : Pedra amarela ou Ouro.
Abraço e obrigado