Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

IL SOGNATORE

Peppino di  Capri
Vou abordar neste artigo um cantor e compositor italiano que muito sucesso fez durante sua trajetória, e que ficou famoso pela apresentação de duas musicas (Roberta e Champagne).
Entretanto na letra de “ Il Sognatore”, praticamente narra sua biografia.
Peppino Di Capri, nome artístico de Giuseppe Faiella, (Capri, 27 de julho de 1939) é um cantor italiano.

Iniciou sua carreira no começo dos anos 60, sendo o primeiro artista nacional a fazer sucesso com um twist na Itália (Saint Tropez Twist, de 1962). Venceu os festivais de San Remo em 1973 e 1976. Venceu também o Festival de Napoli em 1970.
O cantor também desfruta de sucesso internacional, inclusive no Brasil com as canções "Roberta" (1964) e "Champagne" (1973).
Este cantor interpretou o tema "Comme è doce o mare" no Festival Eurovisão da Canção 1991, cantando em napolitano, onde alcançou um sétimo lugar.

Certa feita, no fim dos anos 90, Peppino se apresentou a uma platéia grande em São Paulo numa espécie de jantar festivo de um clube. A maioria dos ouvintes eram  descendentes de Italianos . O já quase ancião Peppino, depois de tocar e cantar com sua trupe super afinada por mais de duas horas, não conseguia deixar o palco, pois todos queriam escutar mais uma. Gentil e modestamente, ele perguntou: "Qual vocês querem?" A maioria pedia Roberta,( outra vez - O Peppino deve odiar a Roberta por isso), outros pediam Champagne (oooooutra vez também). Até que um maluco deu um grito: "Peppino..... Il Musicista".

Através dos refletores que quase o cegavam, Peppino procurou quem havia pedido aquela música. Não conseguindo identificar quem, disse apenas: "È.... questa è un può complicata".

Era evidente que não era complicada de ser tocada por esse virtuose do teclado..... Era complicada porque a letra deveria dizer muito ao coração dele (procure conhecer a letra dessa música - vale a pena). E então a tocou.

Assim é a composição "IL SOGNATORE" (O Sonhador). A tradução  talvez não alcance a beleza da letra italiana, mas podemos dizer que essa música poderia facilmente servir como Biografia do Sr. Giuseppe Faiella

Peppino, no seu ocaso artístico, tem procurado resgatar as canzonetas Napolitanas de outrora. Renzo Árbore tentou fazer o mesmo dando uma roupagem nova ao ritmo dessas canções, mas o Peppino mostrou a posterior que o velho ritmo com novos instrumentos deixou essas canções ainda melhores.

Poucos têm a oportunidade de ter a sua vida biografada antes de morrer. Peppino é uma dessas personalidades. Pouco se sabe de sua vida privada, mulheres, filhos, etc. Mas pra quê? Ele já nos disse tudo em suas composições que deixa como legado inesquecível.


                                                                                
       
 IL SOGNATORE
O SONHADOR
Autoria:Peppino di Capri
Interpretação: Peppino di Capri
 Tornei-me um sonhador
Para sentir-me menos só

E para não mais saber quantos anos tenho
Tornei-me um sonhador
Vendo sonhos por profissão
Canto até as canções que nem mesmo sei
 Me basta ter os olhos fechados
Para fotografar o mundo

E para guardar em negativo
Quanto
o mar for profundo

E esta ruga na minha face
É a tatuagem de uma dor
 Eu sou um sonhador
 Fico perdido nas estrelas
E entre amores há bom mercado (comércio)
Experimentei ao extremo a liberdade
 Há quem me diga que sou louco
Ou que tenho boa sorte
Porque quem sonha ilusões
Não as vive
 Talvez tenha sido você a primeira e única
Hipótese de vida
Talvez continuo a dizer talvez
Pra não dizer que acabou
A sua regra de jogo
A respeito de coração partido
Eu sou, um sonhador
E vou-me embora
Lhe deixo em seus lábios uma poesia
O que será....
Pra esta vida que importância tem
 Tornei-me um sonhador
E quem leu os meus escritos
Descobriu que destino não existem
E como fazem os sonhadores
Arrisco-me a dar opiniões
Enquanto o mundo me continua a dizer não
Daqui a mil anos existirá,
quem falará dos sonhadores
Como animais do passado
que se alimentavam de emoções
 Daqui a mil anos ou daqui a duas horas
Deixe-me dizer-lhe....
Eu serei sempre um sonhador
 E vou-me embora
Lhe deixo em seus lábios uma poesia
O que será....
 Pra esta vida que importância tem
E de você o que será?
Se ao mundo restar apenas um sonhador
 
    


2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro Peppino Di Capri, suas músicas aquecem nossos corações.Boa escolha.
Fernanda

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Afonso,

A melodia embala sentimentos que expressam um verdadeiro poeta cantador. Adorei a tradução e escutar a música na voz deste cantor,me fez mais sonhadora do que já sou.Lindo! Lindo! Lindo!

beijos de Luz!