Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

terça-feira, 22 de setembro de 2015

ARTE CIRCENSE


OSCARITO

Hoje quero esquecer toda esta balburdia que desponta de norte ao Sul no país, onde só  ouvimos e presenciamos crimes, ofensas, corrupções etc. Estava vendo um filme do meu ator comediante preferido Oscarito, e resolvi publicar algo sobre este talentoso artista, que apesar de ter nascido na Espanha, sentia-se mais brasileiro do que muitas pessoas que conheço. Para muitos de meus amigos e leitores não é surpresa seu trabalho, mas, gostaria que esta juventude também tivesse o privilégio de conhece-lo, bem como seus filmes da época da Atlântida.


Quem foi 

Oscar Lourenço Jacinto da Imaculada Conceição da Teresa Dias popularmente e artisticamente conhecido por Oscarito foi um importante comediante do período da chanchada no Brasil. Nasceu na cidade de Málaga (Espanha) em 16 de agosto de 1906. Atuou no cinema e também no teatro.

Biografia resumida

Oscarito veio morar no Brasil, com a família, com apenas um ano de idade. Ainda criança trabalhou no circo como trapezista, palhaço e acrobata. Atuou também em pequenos grupos de teatro junto com integrantes de sua família.


No começo da década de 1930 entrou para o Teatro de Revista. Em 1932, estreou no teatro com a peça “Calma, Gegê”, onde ocorria uma sátira ao então presidente Getúlio Vargas.


Sua estréia no cinema foi em 1935 no filme Noites Cariocas. Ganhou grande destaque com seu personagem cômico de um carioca simpático. Sua parceria com Grande Otelo fez grande sucesso nas telas do cinema brasileiro.
Um das qualidades de Oscarito foi levar a alegria do circo e dos palhaços para a representação no teatro e no cinema.


Oscarito casou-se com Margot Louro e teve com ela dois filhos. Morreu em 4 de agosto de 1970, após um acidente vascular.


Principais filmes de Oscarito:


- Noites Cariocas (1935)
- Banana da Terra (1938)
- Céu Azul (1940)
- Vinte e Quatro Horas de Sonho (1941)
- Tristezas Não Pagam Dívidas (1944)
- Não adianta chorar (1945)
- Fantasma por Acaso (1946)
- Este Mundo é um Pandeiro (1947)
- Carnaval no Fogo (1949)
- Aviso aos Navegantes (1950)
- Carnaval Atlântida (1952)
- Matar ou correr (1954)
- Nem Sansão nem Dalila (1954)
- Pintando o Sete (1959)
  

Nem Sansão nem Dalila - Comédia 

                                                                                

Nenhum comentário: