Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

terça-feira, 2 de abril de 2013


Um príncipe queria se casar. Como se tratava de escolher a futura princesa, era necessário que ele elegesse uma jovem na qual pudesse confiar cegamente.
    Aconselhado por um sábio, ele resolveu convocar todas as jovens da região para encontrar a que fosse mais digna.
    Vieram ao palácio as mais bela e ricas moças. Dentre elas havia uma muito simples e humilde: era a filha de uma das servas do palácio e fazia muito tempo que nutria pelo príncipe um amor secreto.
    Cercado por sua corte, o príncipe anunciou o desafio:
    - "Darei a cada uma de vocês uma semente. Aquela que em seis meses me trouxer a flor mais linda será a futura princesa.".
    A moça humilde pegou sua semente, plantou-a num vaso e, como não tinha muita habilidade na arte da jardinagem, cuidava da terra com toda a paciência e ternura, pois pensava que, se a beleza das flores surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisaria se preocupar com o resultado.
    Passaram-se os seis meses...
    Só que nada brotou, mesmo tendo a jovem tentado de tudo. E, embora soubesse que nada tinha para mostrar, estava consciente de seu esforço e dedicação e iria comparecer à presença do príncipe, nem que fosse para vê-lo pela última vez.
    Chegou o dia da nova audiência. A moça compareceu com seu vaso sem planta e viu que todas as outras pretendentes tinham conseguido ótimos resultados: casa uma trazia uma flor mais bela que a outra, das mais variadas cores.
    Finalmente veio o momento esperado: o príncipe entrou e observou cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção.
    Após passar por todas, ele anunciou o resultado, indicando a filha da sua serva como sua futura esposa.
    Todos os presentes começaram a reclamar, dizendo que ele havia escolhido justamente aquela que não havia conseguido nenhum resultado.
    Foi então, que calmamente, o príncipe esclareceu a razão de seu desafio: "Ela foi a única a cultivar a flor que a fez digna de se tornar a princesa: a flor da honestidade.
    
Todas as sementes que o príncipe entregou eram estéreis e delas nada poderia nascer de jeito nenhum.
     As vezes, para não decepcionar os outros, procuramos demonstrar aquilo que não somos; com isso acabamos desagradando os outros e a nós mesmos. Mas, seja qual for a situação, vale a pena cultivarmos a flor da honestidade.

Já que estamos falando de flor que tal ouvirmos Simone na belíssima pagina musical " Em Flor".

                                                

Nenhum comentário: