Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

" I'm 74 and I'm tired."



 Também estou cansado.

Lendo uma belíssima crônica, tema de um desabafo, de Bill Cosby, comediante, ator, cantor, músico, escritor, Dr. em Educação, que escreveu há dois anos, chamou-me a atenção uma frase:                                                       Sim, estou muito cansado. Mas também estou feliz por ter 74, porque não vou ter de ver o mundo que essas pessoas estão criando.                                                                              Por que esta frase chamou-me a atenção; Primeiro por comungar com ele os fatos narrados, ter a mesma  idade;  segundo por achar que independente de críticas,  certo momento, parece que escreve para nós brasileiros. Segue abaixo fragmentos de sua crônica, leiam e digam-me se não é perfeito para os dias atuais:

Bill Cosby: "I'm 74 and tired" 

“Tenho 74 anos e estou cansado. Exceto um breve período na década de 50, quando fiz o meu serviço militar, tenho trabalhado duro desde que eu tinha 17 anos. Trabalhava 50 horas por semana, e não caí doente em quase 40 anos. Tinha um salário razoável, mas não herdei o meu trabalho ou o meu rendimento. Eu trabalhei para chegar onde estou, e cheguei economizando muito, mas estou cansado, muito cansado.

“Estou cansado de que me digam que eu tenho que "distribuir a riqueza" para as pessoas que não querem trabalhar e não têm a ética de trabalho. Estou cansado de ver que o governo fica com o dinheiro que eu ganho, pela força, se necessário, e o dá a vagabundos com preguiça para ganhá-lo.
“Estou cansado de que me digam para  baixar o meu padrão de vida para lutar contra o aquecimento global, o qual não me é permitido debater.
Estou cansado de que me digam que os tóxicos dependentes têm uma doença, e eu tenho que ajudar no seu tratamento e pagar pelos danos que fazem”.
Estou cansado de ouvir ricos atletas, artistas e políticos de todos os partidos falarem sobre erros inocentes, erros estúpidos ou erros da juventude, quando todos sabemos que eles pensam que seus únicos erros foi serem apanhados. Estou cansado de pessoas sem senso do direito, sejam elas ricas ou pobres.
“Estou realmente cansado de pessoas que não assumem a responsabilidade por suas vidas e ações. Estou cansado de ouvi-las culpar o governo e a sociedade de discriminação pelos "seus problemas."
Também estou cansado e farto de ver homens e mulheres serem repositório de pregos, pinos e tatuagens de mau gosto, tornando-se assim pessoas não-empregáveis e, por isso, reivindicando dinheiro do governo (dos impostos pagos por quem trabalha e produz). Sim, estou muito cansado. Mas também estou feliz por ter 74, porque não vou ter de ver o mundo que essas pessoas estão criando.

Mas estou triste por minha neta e os seus filhos. Graças a Deus estou no caminho de saída e não no caminho de entrada.”


2 comentários:

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Um desabafo digno sobre as contradições de um mundo que demonstra o grande contraste social. Desde os tempos primórdios e dando uma continuidade aos tempos atuais. Afonso,posso estar enganada ao observar que algumas épocas já. foi palco de escândalo com um perfil comportamental que influenciou a sociedade . Hoje os meios de comunicação evidencia com mais liberdade e escandaliza uma sociedade que nao há mais freio. Os valores familiares se perderam,o país se torna caótico sem controle de uma sociedade desvairada.Excelente desabafo , pena que uma abelha não faz barulho .

Leila Fonseca disse...

É uma constatação triste. Pessoas da nossa geração, pelo menos a maioria, devem pensar como ele. A inversão de valores que hoje se vê nos faz refletir e sentir saudades da nossa juventude e pena dos jovens de hoje. Há dias conversava com um amigo a respeito das músicas. Nós tínhamos referências, hoje os jovens não têm. "Berê, berê", "ai se eu te pego", "eu quero tchum" e outras bobagens são os sucessos do momento. Comentei que tinha assistido a um programa sobre sambas antigos e fiquei imaginando como um compositor do morro podia usar as palavras de uma maneira tão correta e bonita! O que se valoriza hoje é o exterior, em detrimento do que realmente importa, a ética, a educação, o respeito. O que se espera de útil em um BBB, por exemplo, enquanto programas educativos são passados às 6h30 da manhã? O que se espera de um jornal exibido ao meio-dia que apresenta como manchete "... uma idéia para uma rapidinha..." ou entrevistando a "virgem" q ue leiloou a sua virgindade como se fosse um feito extraordinário. Francamente! Falar em educação e dar visibilidade a absurdos é hipocrisia. Às vezes acho que estou ficando uma velha chata porque não tenho mais paciência para tais coisas... Abçs