Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

OSCARITO



Nas décadas de 50/60 o cinema nacional alcançava seu apogeu nos filmes  de chanchadas tendo como um dos principais artista cômico Oscarito que durante muito tempo fez dupla com Grande Otelo, outro grande humorista do cinema nacional. Também contracenou com Eliana que na época era uma das principais artistas. 

Nos cinemas formavam-se filas para assistir os lançamentos da Atlântida.
Interessante que naquela época pouco conhecimento tinha de Oscarito, pois grande parte  do espectador brasileiro desconheciam sua origem, entretanto considerando que veio para o Brasil com um ano de idade merecidamente era considerado brasileiro legítimo. Alguns dados de sua vida:
Oscarito, pseudônimo de Oscar Lorenzo Jacinto de La Imaculada Concepción Teresa Diaz (Málaga, 16 de agosto de 1906 Rio de Janeiro, 4 de agosto de 1970) foi um ator hispano-brasileiro, considerado um dos mais populares cômicos do Brasil. Ficou famoso pela dupla que fez com Grande Otelo, em comédias dirigidas por Carlos Manga e Watson Macedo.
Nasceu em família circense, vindo para o Brasil com um ano de idade, mas somente naturalizou-se em 1949. Seu pai era alemão e a mãe portuguesa.
Estreou no circo aos cinco anos de idade, ali aprendeu a tocar violino, sendo ainda palhaço, trapezista, acrobata e ator.
Estreou no Teatro de revista em 1932, na peça Calma, Gegê, que satirizava o ditador Getúlio Vargas, de quem se tornou amigo. No cinema estreou em Noites Cariocas, de 1935, embora tenha figurado num filme anterior, e foi nesta arte que ganhou enorme popularidade no país. Fez parceria com Grande Otelo em diversos filmes de chanchada.
Seu nome, no Brasil, era paralelo para os maiores humoristas do cinema, como Charles Chaplin ou Cantinflas.
Foi casado com Margot Louro, com quem teve dois filhos. Já aposentado, tentou imitar em casa seu pulo característico, tendo o acidente vascular que o matou, a 04 de Junho de 1970.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vamos lembrar este grande artistas num fragmento do filme  " Aviso aos navegantes"



Um comentário:

J.Machado disse...

Como é bom lembrar daqueles que passaram pela vida e nos deixaram em sua história fatos que merecem ser lembrados.
Parabéns pela pesquisa!