Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

terça-feira, 23 de agosto de 2011

                  Frédéric Chopin



Foi considerado um dos maiores compositores do século XIX, nasceu na Polônia em 1º de março de 1810. Começou a estudar piano tendo sua mãe como professora e mais tarde Adalbert Zywny, um autodidata considerado um gênio por sua técnica. Em fevereiro de 1818 com apenas oito anos faz sua primeira apresentação ao piano.
Continua seus estudos de composição em 1826 com o professor Jozéf Elsner no Conservatório de Varsóvia.
Em 1831 já em Paris passa a ser uma grande atração musical. Em 1836, conhece a famosa escritora, baronesa Dudevant, mais conhecida por seu pseudônimo, George Sand, que influiu notavelmente em suas obras, tendo mais tarde tornado sua amante.
Em 1838 Chopin e George Sand mudam-se para Mallorca, procurando um melhor clima para sua enfermidade recem adquirida, a tuberculose; tempos depois, já com grandes melhoras, regressam `a Paris, onde rompem suas relações com Sand, o que veio a piorar sua saúde rapidamente. Chopin abandona Paris indo para a Inglaterra ali portanto em 16 de novembro de 1848 faz sua última apresentação. Com sua saúde cada vez mais debilitada, aos 17 dias de outubro de 1849  Chopin morre em Paris.
O compositor polaco Frederic Chopin não morreu de tuberculose, como até hoje se acreditou, mas devido a uma fibrose quística, segundo um estudo agora tornado público na Polônia.                                                                                                                                    
Foram várias centenas  de composições em formas de balada, estudo, fantasia, improviso, mazurca, noturno, polonesa, prelúdio, rondo, scherzo, sonata, valsa etc.
Finalizando este artigo, onde apreciamos fragmentos da biografia de Frederic Chopin, apresento-lhes uma música de Chopin, noturno op.9 n.2,que na época, foi o incentivo da minha permanência no estudo de piano. Vocês verão o vídeo com as cenas finais do Filme Melodia Imortal, onde narra a historia do pianista Eddy Duchin e seu filho,quando já condenado a morte pela leucemia.
Procure o filme ou baixe em seu computador, você vai vibrar de emoção.




2 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo!!!!
Me lembro do Senhor tocando essa composição, é muito bom escutar uma obra e descobrir que já conhecia a tanto tempo...
Te amo.
Fefa

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Um cantinho virtual que aconchega e faz de nossas recordações um bálsamo salutar para nossos olhos e ouvidos. Sugestão para complementar este belo blog,mesclar suas poesias que expressam o perfume d'alma.
Publique em conjunto com seu bom gosto musical e sua escrita. Ficará um lugar virtual fascinante para um bom café, uma boa música e uma excelente leitura.
Beijos de Luz!