Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sábado, 25 de maio de 2013

DITOS POPULARES

Nascemos ouvindo nossos pais e avós dizerem ditos populares, mas nunca nos preocupamos com a sua origem, ligávamos somente ao significado, que logo era assimilado pelo povo.

A seguir alguns ditos,  seus significados e suas origens.

Onde Judas perdeu as botas
Significado: Lugar longe, distante, inacessível.
Histórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos.
Motorista barbeiro 
- Nossa, que cara mais barbeiro!
No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também, tiravam dentes, cortavam calos, etc, e por não serem profissionais, seus serviços mal feitos geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço mal feito era atribuído ao barbeiro, pela expressão "coisa de barbeiro". Esse termo veio de Portugal, contudo a associação de "motorista barbeiro", ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira.
Estar de paquete
Significado: Situação das mulheres quando estão menstruadas.
Histórico: Paquete, já nos ensina o Aurélio, é um das denominações de navio. A partir de 1810, chegava um paquete mensalmente, no mesmo dia, no Rio de Janeiro. E a bandeira vermelha da Inglaterra tremulava. Daí logo se vulgarizou a expressão sobre o ciclo menstrual das mulheres.
Cair no conto do vigário
Significado: Ser enganado por algum vigarista.
Histórico: Duas igrejas em Ouro Preto receberam um presente: uma imagem de santa. Para verificar qual das paróquias ficaria com o presente, os vigários resolveram deixar por conta da mão divina, ou melhor, das patas de um burro. Exatamente no meio do caminho entre as duas igrejas, colocaram o tal burro, para onde ele se dirigisse, teríamos a igreja felizarda. Assim foi feito, e o vigário vencedor saiu satisfeito com a imagem de sua santa. Mas ficou-se sabendo mais tarde que o burro havia sido treinado para seguir o caminho da igreja vencedora.
OK
A expressão inglesa "OK" (okay), que é mundialmente conhecida pra significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, nos EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 killed" (nenhum morto), expressando sua grande satisfação, daí surgiu o termo "OK".


sábado, 18 de maio de 2013

O Alfaiate de Hitler



Chamava-se Hugo; alemão,

beirava os 40 anos quando 

fundou em Metzingen, a 

cidadezinha onde nascera, uma pequena loja de confecções.



Seis anos depois abriu falência. 

Desesperado, em 1931 ingressou no Partido 

Nazista – e aí sua vida mudou para melhor.
 Fornecedor exclusivo dos uniformes negros das 

SS (Schutzstaffel), da Juventude Hitleriana e de 

outras organizações nazis (sempre preocupadas

 com a elegância), ganhou milhões entre 1934 e

 1945, e, para dar conta das encomendas, a 

solução foi apelar para a mão de obra 

compreensivelmente baratíssima - dos 

prisioneiros de guerra.

Após a derrota do 3º Reich, foi levado aos 

tribunais mas pegou penas leves, condenado 

a indenizar as famílias dos trabalhadores 

forçados.
Ah, quase me esquecia: o nome completo do 

homem era Hugo Boss. 

E os negócios vão muito bem, obrigado. 

Autor: Pedro Coimbra


sábado, 11 de maio de 2013

M Ã E






Mãe


Quem as têm vivas respeite-as com muito  amor e carinho. Deus ao criar a ternura, a bondade, a força e o amor, sintetizou tudo numa pequena palavra “Mãe”. Eu gostaria de hoje neste dia poder abraçar minha mãe, mas, o ciclo da vida é implacável, temos de aceitar os desígnios de Deus. O amor de uma mãe é tão grande que ao perdê-la perdemos um pedaço de nós mesmo, é como se uma parte nossa tenha partido junto.
Também quero homenagear a dupla mãe; aquela que já criou seus filhos e agora ajuda a criar os netos. Parabéns Vovó, assim como o neto é para a Avó o filho com açúcar, também o neto a considera a “mãe doçura”. Infelizmente assim como tantas datas criadas erroneamente, criam o dia da mãe para homenagear a rainha do lar; para mim os dias das mães são todos os dias; não se acanhe se não puder dar o presente que a mídia tanto anuncia, sua mãe ficará  mais feliz com a sua  presença, sua lembrança, com o seu afeto com seu  abraço e um beijo sincero. Que as mães de todos os continentes sejam respeitadas e veneradas por seus filhos.                         "Parabéns a todas as Mães."

Quero postar este vídeo com uma música que era a paixão de minha mãe. É tão linda e tão singela  que poderia ser executada na calada da noite e ninguém reclamaria. Mãe, sei que em algum lugar, estarás ouvindo nossa prece num formato musical.