Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

P R O F E S S O R



Professor                                   uma classe em extinção
Recebi por E-mail da amiga e colega Leila Fonseca e resolvi publicar na íntegra este artigo de desabafo, pois assim estarei prestando um grande favor a esta classe tão massacrada pelos governantes.
                                                              

Porto Alegre (RS), 16 de julhode 2011
 Caro Juremir (CORREIO DO POVO/POA/RS)

 Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico. Pela manhã sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre, onde à noite leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio.   Pois bem, olha só o que me aconteceu:   estou eu dando aula para uma turma de segundo ano. Era 21/06/11 e, talvez, “pela entrada do inverno”, resolveu também ir á aula uma daquelas “alunas-turista” que aparecem vez por outra para  “fazer uma social”.  Para rever os conhecidos.           Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para poder explicar o conteúdo que abordávamos.
Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meio de uma explicação que necessitava de bastante atenção de todos, toca o celular da aluna, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula. Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam pessoas que queriam aprender' e que o Colégio é um local aonde se vai para estudar. Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não discutiria mais com ela.
 Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de turma. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente de colegas. De casa, sua mãe ligou para a Escola e falou com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim. Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada. Tampouco procurou a diretoria da Escola.
Qual passo dado pela mãe?  Polícia Civil!... Isso mesmo!... tive que comparecer no dia 13/07/11, na  8.ª (oitava Delegacia de Polícia de Porto Alegre) para prestar esclarecimentos por ter constrangido (“?”) uma adolescente (17 anos), que muito pouco frequenta as aulas e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores'. A que ponto que chegamos? Isso é um desabafo!... Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer. Mas te confesso, está cada vez mais difícil.
 Sinceramente, acho que é mais um professor que o Estado perde. Tenho outras opções no mercado. Em situações como essa, enxergamos a nossa fragilidade frente ao sistema. Como leitor da tua coluna, e sabendo que abordas com frequência temas relacionados à educação, ''te peço, encarecidamente, que dediques umas linhas a respeito da violência que é perpetrada contra os professores neste país''.
 Fica cristalina a visão de que, neste país:
  • NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES                 
  • NÃO PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO
  • AFINAL, PARA QUE SER UM PAÍS DE 1° MUNDO SE ESTÁ BOM ASSIM
Alguns exemplos atuais:
  • Ronaldinho Gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês. Homenageado pela “Academia Brasileira de Letras"...
  • Tiririca: R$ 36.000,00 por mês. Membro da “Comissão de Educação e Cultura do Congresso"...
TRADUZINDO: SÓ O SALÁRIO DO PALHAÇO, PAGA 30 PROFESSORES. PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE: CONTRATE O TIRIRICA PARA DAR AULAS PARA SEU FILHO.
Um funcionário da empresa Sadia (nada contra) ganha hoje o mesmo salário de um “ACT” ou um professor iniciante, levando em consideração que, para trabalhar na empresa você precisa ter só o fundamental, ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado?  Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00… Moral da história: Os professores ganham pouco, porque “só servem para nos ensinar coisas inúteis” como: ler, escrever, pensar,formar cidadãos produtivos, etc., etc., etc....
 SUGESTÃO:  Mudar a grade curricular das escolas, que passariam a ter as seguintes matérias:
Ø  Educação Física: Futebol;
Ø  Música: Sertaneja, Pagode, Axé;
Ø  História: Grandes Personagens da Corrupção Brasileira; Biografia dos  Heróis do Big Brother; Evolução do Pensamento       
    das "Celebridades"
Ø  História da Arte: De  Carla Perez  a  Faustão;
Ø  Matemática: Multiplicação fraudulenta do dinheiro de campanha;
Ø  Cálculo: Percentual de  Comissões e Propinas;
Ø  Português e Literatura: ?... Para quê ?...
Ø  Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade.
 Está bom assim? ... eu quero mais!... 
ESSE É O NOSSO BRASIL ...
Vejam o absurdo dos salários no Rio de Janeiro (o que não é diferente do resto do Brasil)
       Ø  BOPE - R$ 2.260,00....................... para  ........ Arriscar a vida;
       Ø  Bombeiro - R$ 960,00.....................para  ........  Salvar vidas;
       Ø  Professor - R$ 728,00.....................para  ........  Preparar para a vida;
       Ø  Médico - R$ 1.260,00......................para  ........  Manter a vida;
E o Deputado Federal?.....R$ 26.700,00 (fora as mordomias, gratificações, viagens internacionais, etc., etc., etc., para FERRAR com a vida de todo mundo, encher o bolso de dinheiro e ainda gratificar os seus “bajuladores” apaniguados naquela manobrinha conhecida do “por fora vazenildo”!).
IMPORTANTE:
Faça parte dessa “corrente patriótica” um instrumento de conscientização e de sensibilização dos nossos representantes eleitos para as Câmaras Municipais, Assembleias Estaduais e Congresso Nacional e, principalmente, para despertar desse “sono egoísta” as autoridades que governam este nosso maravilhoso país, pois eles estão inertes, confortavelmente sentados em suas “fofas” poltronas, de seus luxuosos gabinetes climatizados, nem aí para esse povo brasileiro. Acorda Brasília, acorda Brasil !...

P.S.: Divulgue logo esta carta para todos os seus contatos. Infelizmente é o mínimo que, no momento, podemos fazer, mas já é o bastante para o Brasil conhecer essa "pouca vergonha".  As próximas eleições estão chegando!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

LÍNGUA TUPI
(Vamos mante-la viva)
“Os velhos tupis tinham uma forma poética de expressarem-se, normalmente ante as belezas da natureza.”( Luiz Caldas Tibiriçá)

 Letra (A)
APIUNA (Cidade situada próximo ao município de Indaial-SC)
                     de apé- una. –caminho preto
ARACUARI – (Cidade catarinense); de aracuari, nome de um pássaro; pode derivar,
                      no entanto de aracuá-r-y que significa rio do aracuã(pássaro da região sul)
ARARANGUÁ – (Cidade catarinense); de arara –guá ; enseada das araras.

ARAÇATUBA( Loc. de Imbituba S.C.); de arassá – tuba; lugar de muitos araçás.

Conheça a origem do nome de sua cidade, caso ela seja de procedência tupi, através deste blog. Solicite pelo comentário

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LUIS FERNANDO VERÍSSIMO



O olhar de Veríssimo sobre o BBB

Recebi esta crônica através  E-mail de minha querida amiga e colaboradora deste blog Mara Verani, e reproduzo na íntegra.

"Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB  é a pura e suprema banalização do sexo.
Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB  é a realidade em busca do IBOPE. 

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.


Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados.

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , ·visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade."
Esta crônica está sendo divulgada pela internet a milhões de e-mails.


 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

S I E N A


Toscana  Itália

Conhecer Siena, visitar seus pontos turísticos é um programa que aconselho a todos que visitam a Itália. Situado na região da Toscana, Siena é universalmente conhecida pelo seu património artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
                                                        

Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, e podem-se encontrar numerosas estátuas e obras de arte mostrando, tal como em Roma, os irmãos amamentados pela loba. Foi um povoamento etrusco e depois colónia romana (Saena Julia) refundada pelo imperador Augusto. Era, contudo, uma pequena povoação, longe das rotas principais do Império. No século V, torna-se sede de uma diocese cristã.
As antigas famílias aristocráticas de Siena reclamam origem nos Lombardos e à data da submissão da Lombardia a Carlos Magno (774). A grande influência da cidade como pólo cultural, artístico e político é iniciada no século XII, quando se converte num burgo autogovernado de cariz republicano, substituindo o esquema feudal.



Siena rivalizou no campo das artes durante o período medieval até o século XIV com as cidades vizinhas. Porém, devastada em 1348 pela Peste Negra, nunca recuperou o seu esplendor, perdendo também a sua rivalidade interurbana com Florença. A Siena actual tem um aspecto muito semelhante ao dos séculos XIII-XIV. Detém uma universidade fundada em 1203, famosa pelas faculdades de Direito e Medicina, e que é uma das mais prestigiadas universidades italianas.
Em 1557 perde a independência e é integrada nas formações políticas e administrativas da Toscana.



                                                                                                    
A sua catedral, iniciada em meados do século XII, é um representativo exemplo da arquitectura gótica italiana. A fachada principal, obra de Giovani Pisano, foi terminada em 1380; no interior pode ver-se o púlpito octogonal apoiado sobre leões de Nicola Pisano, e o seu pavimento de mosaicos. Sob a catedral, no baptistério, encontra-se a magnífica pia baptismal com baixo-relevos de Donatello, Ghiberti, Jacopo della Quercia e outros escultores do século XV. A Pinacoteca Nacional de Siena tem importante coleção de obras do Trecento e do Quattrocento.
A praça principal, em forma de meia-lua, é a Piazza del Campo, e é onde se encontra o Palazzo Pubblico (câmara municipal ou prefeitura, século XIV), com o famoso Campanile (campanário), e onde se encontram os afrescos de Simone Martini e Ambrogio Lorenzetti e relevos da Fuente Gaia de Jacopo della Quercia. Nesta praça também está a alta Torre del Mangia. Na Piazza del Campo realiza-se a famosa e emotiva corrida de cavalos chamada Palio di Siena. O Palio é feito duas vezes por ano, a 2 de Julho e 16 de Agosto, com 10 cavalos e cavaleiros, e cada par representa um dos 17 bairros da cidade, designados contrade. Excepcionalmente, em anos de Jubileu realiza-se um terceiro Palio.
Neste vídeo uma panorâmica da cidade e região, corrida de cavalos(palio de Siena) com uma bela música de fundo.

                                                                                

                                                                                   

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

IL SOGNATORE

Peppino di  Capri
Vou abordar neste artigo um cantor e compositor italiano que muito sucesso fez durante sua trajetória, e que ficou famoso pela apresentação de duas musicas (Roberta e Champagne).
Entretanto na letra de “ Il Sognatore”, praticamente narra sua biografia.
Peppino Di Capri, nome artístico de Giuseppe Faiella, (Capri, 27 de julho de 1939) é um cantor italiano.

Iniciou sua carreira no começo dos anos 60, sendo o primeiro artista nacional a fazer sucesso com um twist na Itália (Saint Tropez Twist, de 1962). Venceu os festivais de San Remo em 1973 e 1976. Venceu também o Festival de Napoli em 1970.
O cantor também desfruta de sucesso internacional, inclusive no Brasil com as canções "Roberta" (1964) e "Champagne" (1973).
Este cantor interpretou o tema "Comme è doce o mare" no Festival Eurovisão da Canção 1991, cantando em napolitano, onde alcançou um sétimo lugar.

Certa feita, no fim dos anos 90, Peppino se apresentou a uma platéia grande em São Paulo numa espécie de jantar festivo de um clube. A maioria dos ouvintes eram  descendentes de Italianos . O já quase ancião Peppino, depois de tocar e cantar com sua trupe super afinada por mais de duas horas, não conseguia deixar o palco, pois todos queriam escutar mais uma. Gentil e modestamente, ele perguntou: "Qual vocês querem?" A maioria pedia Roberta,( outra vez - O Peppino deve odiar a Roberta por isso), outros pediam Champagne (oooooutra vez também). Até que um maluco deu um grito: "Peppino..... Il Musicista".

Através dos refletores que quase o cegavam, Peppino procurou quem havia pedido aquela música. Não conseguindo identificar quem, disse apenas: "È.... questa è un può complicata".

Era evidente que não era complicada de ser tocada por esse virtuose do teclado..... Era complicada porque a letra deveria dizer muito ao coração dele (procure conhecer a letra dessa música - vale a pena). E então a tocou.

Assim é a composição "IL SOGNATORE" (O Sonhador). A tradução  talvez não alcance a beleza da letra italiana, mas podemos dizer que essa música poderia facilmente servir como Biografia do Sr. Giuseppe Faiella

Peppino, no seu ocaso artístico, tem procurado resgatar as canzonetas Napolitanas de outrora. Renzo Árbore tentou fazer o mesmo dando uma roupagem nova ao ritmo dessas canções, mas o Peppino mostrou a posterior que o velho ritmo com novos instrumentos deixou essas canções ainda melhores.

Poucos têm a oportunidade de ter a sua vida biografada antes de morrer. Peppino é uma dessas personalidades. Pouco se sabe de sua vida privada, mulheres, filhos, etc. Mas pra quê? Ele já nos disse tudo em suas composições que deixa como legado inesquecível.


                                                                                
       
 IL SOGNATORE
O SONHADOR
Autoria:Peppino di Capri
Interpretação: Peppino di Capri
 Tornei-me um sonhador
Para sentir-me menos só

E para não mais saber quantos anos tenho
Tornei-me um sonhador
Vendo sonhos por profissão
Canto até as canções que nem mesmo sei
 Me basta ter os olhos fechados
Para fotografar o mundo

E para guardar em negativo
Quanto
o mar for profundo

E esta ruga na minha face
É a tatuagem de uma dor
 Eu sou um sonhador
 Fico perdido nas estrelas
E entre amores há bom mercado (comércio)
Experimentei ao extremo a liberdade
 Há quem me diga que sou louco
Ou que tenho boa sorte
Porque quem sonha ilusões
Não as vive
 Talvez tenha sido você a primeira e única
Hipótese de vida
Talvez continuo a dizer talvez
Pra não dizer que acabou
A sua regra de jogo
A respeito de coração partido
Eu sou, um sonhador
E vou-me embora
Lhe deixo em seus lábios uma poesia
O que será....
Pra esta vida que importância tem
 Tornei-me um sonhador
E quem leu os meus escritos
Descobriu que destino não existem
E como fazem os sonhadores
Arrisco-me a dar opiniões
Enquanto o mundo me continua a dizer não
Daqui a mil anos existirá,
quem falará dos sonhadores
Como animais do passado
que se alimentavam de emoções
 Daqui a mil anos ou daqui a duas horas
Deixe-me dizer-lhe....
Eu serei sempre um sonhador
 E vou-me embora
Lhe deixo em seus lábios uma poesia
O que será....
 Pra esta vida que importância tem
E de você o que será?
Se ao mundo restar apenas um sonhador
 
    


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO!


O Gordo, o Magro & Santana
Recebi de minha amiga e colega Mara Verani, grande colaboradora deste Blog e repasso para vocês. Sei que muitos leitores do blog não tiveram a oportunidade de vê-los no cinema, eram fantásticos.

Laurel and Hardy ( O Gordo e o Magro);  foi uma famosa dupla de comediantes e uma das equipes cômicas mais populares do cinema dos Estados Unidos, em atividade desde o cinema mudo até meados da Era de Ouro de Hollywood. Composta por um magro, o inglês Stan Laurel (1890–1965) e um gordo, o americano Oliver Hardy (1892–1957), a dupla tornou-se conhecida durante as décadas de 1920 e 1930 pelo seu trabalho em filmes de comédia e também apareceram em apresentações teatrais na América e na Europa.O último filme d'O Gordo e o Magro foi Atoll K (1951), e depois se aposentaram das telonas. No total, eles apareceram juntos em 106 filmes, sendo 40 curtas sonoros, 32 curtas mudos e 23 longa-metragens, e nos outros 11 filmes fizeram pequenas pontas.

Oliver Hardy (o Gordo) e Stan Laurel (o Magro)
já haviam morrido quando o famoso guitarrista Carlos Santana compôs a música "Oie Como vá".
Pois bem, alguém encaixou perfeitamente a música do Santana com a performance de Laurel & Hardy.
Olha só que barato!

                                         

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CONDICIONANDO CABEÇAS


Recebi certo dia um E-mail que  ensinava,” como  prender  porco do mato”, cevando diariamente comida numa mesma hora e local. Fazia uma associação com as benesses oferecidas pelos governantes aos menos esclarecidos.  Mas, porque escrevo isto; bem há momentos em que condicionar alguma coisa traz além de lucros nas empresas à prática da leitura vejamos:
O Jornal Hora da grande Florianópolis, é um perfeito exemplo; além de oferecer uma leitura simples, preço acessível, dá a chance de: colecionando 60 selos  o leitor ao final recebe um Kit de utilidades doméstica; o simples colecionar, proporcionou as pessoas uma nova experiência e conhecimento.
.  Agora estamos no período  do recebimento dos Kits oferecidos. Foi neste momento, na realização das trocas  que vi pessoas simples, que talvez utilizassem jornais simplesmente para embrulhar peixes, dialogando sobre a coluna do Mario Motta, outros discutiam futebol, pessoas reivindicando melhorias em suas localidades, denunciando, enfim, participando politicamente de sua cidade. Achei espetacular; pensei: por que não se dá  maiores incentivos ao povo?Por que um livro custa tão caro? Por que gasta-se tanto com publicidades na prevenção do câncer de pele e ao mesmo tempo temos um preço tão absurdo nos bloqueadores solar? Bloqueadores estes que são distribuídos graciosamente nas praias da Austrália pelo governo, onde o índice de câncer de pele é quase zero. E finalmente para concluir, um pedido a nossa “Presidenta”: Por favor, se realmente a senhora ama  o  povo brasileiro, obrigue as montadoras de veículos, que obtém os maiores lucros  da globalização, urgentemente sejam obrigados a colocarem Air Bag nos veículos fabricados e veja como cairá a estatística de brasileiros mortos em nossas estradas. Não dá para esperar pelo ano de 2014.
Concluindo, à redação e colaboradores do Jornal Hora, quero parabenizá-los pela maneira simples pelo qual fez o nosso povo começar a ler e torna-se membro de uma comunidade mais ativa.
Povo com conhecimento é mais difícil ser enganado.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DIA DE REIS

DIA  DE  REIS

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
Origem:
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8).
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos6 de janeiro. Trata-se de uma tradição originária de Espanhola que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de Santa Catarina ,  São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros.
Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece desde 1950 o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É o maior e mais antigo encontro de Folias de Reis do país. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do Município e tem data móvel.
 No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.
Wikipédia, a enciclopédia livre.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ORQUESTRA TABAJARA

Confesso que orquestras, bandas musicais, conjuntos  sempre foram a minha paixão. Passei minha juventude tocando em orquestras. Os mais velhos lembrarão do Jazz Lagunense, Jazz Catarinense,  Conjunto musical Kasbah e o inesquecível Conjunto Melódico Ravena, do saudoso "Álvaro Alano", "Hélio Dias", Ricardo Brandl, Jairo Siqueira, Cassimiro, Duca, "Custodinho", Luiz Ambrozini.     Na década de 50 apareceu no Brasil uma Orquestra que iria marcar época e incentivar novos músicos na cidade,“ Casino de Sevilla”.  Era formada por músicos, verdadeiros professores, sua apresentação era feita em teatros e cinemas e finalizava com bailes nas sociedades locais onde realizavam espetaculares Shows. Também possuimos grandes músicos e grandes orquestras; como exemplo a Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo, pela qualidade de seus músicos,  até hoje abrilhantam os espetáculos brasileiros sempre renovando seu plantel, sobrevivendo nove décadas. A orquestra está em atividade atualmente no Rio de Janeiro.
                                                                                                
“Foi fundada em 1934 na cidade de João Pessoa (Paraíba), pelo empresário e cônsul holandês Oliver Von Sohsten. À época da fundação, a orquestra levava o nome de Jazz Tabajara. Em 1937, com a inauguração da Rádio Tabajara, a orquestra foi contratada para fazer parte de seu elenco. Nesse período, Severino Araújo foi convidado para integrar o naipe de saxofones da orquestra, que já contava com músicos conhecidos, dentre os quais pode-se destacar K-Ximbinho,Waldyr Brito(Pássaro triste), José Leocádio, Geraldo Medeiros, Porfírio Costa e Raimundo Napoleão. Cláudio de luna Freire, Olegario de Luna Freire (diretor) etc. Com a morte repentina de Luna Freire, Severino Araujo, aos 21 anos de idade, assumiu a direção da orquestra, que se tornaria uma das mais famosas orquestras populares do Brasil.
Cantores famosos como Francisco Alves, Orlando Silva, Déo, Ciro Monteiro e outros, excursionaram pelo nordeste acompanhados pela orquestra.
Daí, a fama da orquestra chegou ao Rio de Janeiro, então capital do país e pólo de produção musical. Em dezembro de 1944, a Orquestra Tabajara recebeu da Rádio Tupi o convite para se apresentar na capital e a estréia aconteceu no dia 20 de janeiro de 1945, tendo tido grande repercussão no país, visto que foi transmitida em cadeia nacional.
A partir dessa data, a orquestra permaneceu por 10 anos como contratada da Rádio Tupi. Posteriormente, passou mais 5 anos na Rádio Mayrink Veiga, 10 na Rádio Nacional e 5 na TV RIO, onde Severino se destacou com a excelente execução da Abertura do Guarani de Carlos Gomes, no 1º festival internacional da Canção, apresentado pela emissora.
A orquestra já realizou muitas apresentações no exterior. Em 1952 a orquestra tocou em Paris, por ocasião do lançamento do algodão brasileiro, na festa "Festa do Jaques Fath"; em 1955, apresentou-se no Carnaval de Montevidéu; no ano de 1961, apresentou-se na feira internacional, em Buenos Aires;
em 1989 tocou no Casino Estoril, de Lisboa e em 1990 excursionou por diversas cidades de Portugal.”