Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

domingo, 27 de novembro de 2011


Pela primeira vez o Genro leva o sogro e a sogra ao fundo do poço; - bem não é o que vocês estão pensando, Guido leva-nos num passeio turístico de uma grandeza espetacular. Visitamos o poço de São Patrício em Orvieto, região da Umbria.




Situado na pequena cidade italiana de Orvieto, é uma obra-prima, único na engenharia do século XVI. No início difícil de entender seu papel e o motivo de sua concepção estranha, mas logo o visitante  é rapidamente fascinado por ele, duas escadas em espiral que conduz cerca de 60 metros para as profundezas da terra em busca de água.
 Sua origem: - Charles V saqueava Roma em 1527, o Papa Clemente VII utilizou a escuridão da noite para fugir disfarçado de vendedor de frutas. Em sua fuga Clemente fugiu para Orvieto, mas não ficou tranqüilo, estava convencido de que Charles V viria atrás dele, então decidiu reforçar as defesas da cidade. A cidade de Orvieto era um local facilmente defendido, uma espécie de fortaleza natural situado sobre uma rocha de tufo vulcânica que ficava cerca de 50 metros acima do terreno circundante. Entretanto Orvieto tinha um grande problema a falta de água.
Clemente encarrega  Antonio da Sangallo,  para construir um novo poço e garantir o abastecimento de água no caso de um novo assédio de Charles V.
Sangallo decidiu cavar na posição mais baixa da cidade, perto da borda ao redor da cidade e perto das ruínas de uma antiga acrópole etrusca. O objetivo era chegar cerca de 60 metros sob a rocha. O trabalho não foi uma tarefa fácil, por um lado estava a profundidade que teria de cavar, mas resolveria o problema da água. Mas como subir à superfície? A solução engenhosa de Sangallo  é particularmente o melhor da engenharia, o trabalho, cerca de 13 metros de diâmetro , composto de duas escadas em espiral que descem ao nível  da água. A construção é tão perfeita que a descida e a subida nunca se encontram, e ao chegar ao fundo os animais que transportavam a água não fazem voltas, tornando o processo mais rápido e eficiente. É iluminado e ventilado por janelas.
A construção do poço começou em 1527, e embora três anos mais tarde Carlos V e Clemente VII tenham reconciliado, a escavação do poço continuou até cerca de 10 anos, Clemente já estava morto, Paulo III tomou seu lugar.



O resultado final foi a construção de um prédio sem salas, esta obra é composta de dois cilindros enterrados. A simplicidade do cilindro interno, que é oco e contínuo, em contraste com a complexidade do exterior, que contém as duas etapas que se sobrepõem. A profundidade final do poço é de 60 metros, tornando-se necessário que cada uma das duas escadas possuíssem  248 passos e  72 janelas para ventilação e iluminação. A ponte de madeira sobre o tanque localizado na parte inferior do poço, uma vez terminado permitia o carregamento de água, eles poderiam tomar a escada em frente e começar a subida de volta. À primeira vista, é fácil supor que a construção de poços foi um processo uniforme, no entanto, não o foi. No trabalho de construção primeiro consistia apenas de cavar, servindo de parede as rochas escavadas, porém na profundidade de 30 metros a camada dura de calcário deu lugar à argila, o que tornou necessária a construção de um muro ao redor do poço para conter o solo arenoso.
A autoria é atribuída à arquitetura de Sangallo, mas depois assumiu a direção do trabalho Giovanni Battista da Cortona, mas seria o escultor florentino e arquiteto, Simone Mosca, o responsável pelo término do topo do poço, ou seja, a parte que está acima do nível do solo, onde se localizam as portas de entrada e saída.



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A MALA DO ODENIR


“Estamos no ano de 1956; um grupo de malucos sai de Laguna, apenas com uma carta de apresentação do prefeito da cidade.”

Hoje não sei o que aconteceria, mas o que vou narrar é verdadeiro e aconteceu com os alunos da 4ª série do Ginásio Lagunense.
As uniões estudantis em todas as capitais desenvolviam-se a todo vapor; nas cidades do interior, as mais desenvolvidas iniciavam os movimentos e fundavam suas agremiações, posso citar como exemplos as cidades de Joinvile e Blumenau. Naquela época em Laguna, não tínhamos idéia de como planejar e criar também uma associação estudantil na cidade. Inventamos uma excursão pelo estado, e assim fomos ao prefeito, na época Dr. Paulo Carneiro, sua filha Rute Maria, fazia parte dos excursionistas, assim não foi difícil conseguir a “Carta de Apresentação”, nosso salvo conduto. Também com a prefeitura conseguimos o ônibus para transportar os alunos. A carta de apresentação era um pedido do Prefeito Paulo Carneiros, endereçada aos seus colegas, solicitando alojamento e refeições aos estudantes. E assim partimos, levávamos alguns trocados, somente o suficiente para pequenos lanches, os mais abonados levavam mais um pouco e às vezes salvavam os menos favorecidos. Fomos bem recebidos nas cidades visitadas; em Joinvile e Blumenau tivemos dos estudantes um apoio importante, pois já tinham suas agremiações UEJ em Joinvile e UEB em Blumenau.  Conseguimos todos os documentos necessários para a criação da agremiação estudantil de Laguna, fato este que aconteceu na nossa volta, assim nascia a UEL (união estudantil de Laguna).
Foi formada a diretoria, alugamos uma sala, onde mais tarde funcionaria a Rádio Garibaldi.
Mas, porque citei no título “A mala do Odenir”? Que tem haver com a história?
 Bem durante a volta passando por Brusque dormimos em Nova Trento onde era prefeito o Professor Pedro Piva, que foi diretor do Grupo Escolar Jerônimo Coelho na década de 40, em Laguna. Pela manhã partimos ruma a Tijucas e logo o retorno a Laguna. Quando chegamos tudo era festa, cada qual procurava sua bagagem na ordem que decia da parte superior do ônibus. Foi aí que aconteceu a tragédia: a mala do Odenir perdeu-se na viagem. Odenir para quem não conheceu, era um menino muito educado, filho único, criado pela mãe e sua tia com muito carinho e zelo.
De família humilde, o pessoal comove-se com a situação. Então começamos um movimento para angariar dinheiro para cobrir as despesas; rifas, foram feitas, pedimos no comércio, enfim já estávamos com um valor considerado. Quando recebemos a notícia que nos enviou o Prefeito Pedro Piva: “a mala perdida caiu na ponte coberta que ligava os municípios de Nova Trento e Canelinha.” Ficamos felizes, entretanto tínhamos um problema, e o dinheiro arrecadado? Foi um movimento muito discreto, porque não queríamos que fosse divulgado para não causar constrangimento ao Odenir. Ai vem à parte melhor da história; vejam:
Festa realizada no Bar Monte Carlos - Laguna 1956.
Da esquerda /para direita: Celso Prates, um colega transferido, não lembro o nome, Luiz Carlos Santos (Carlinhos), Orlando Nicoladelli, Caio Martins, Gilberto Ulysséa (Giba), Everaldo Francisco da Silva, Afonso Prates, Lupércio Freitas (Pinto) e Valdelir Correa.


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

1492 - A CONQUISTA DO PARAISO


Conquista do paraíso

È uma trilha sonora criada especialmente para dar ênfase ao filme1492 A Conquista do Paraíso”. Reproduzindo esta linda  melodia, dedico ao meu amigo e Irmão Rubisval Garcia, mostrando-lhe assim a sua origem.

Este filme foi tema de muitas polêmicas pela crítica na época.Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.
Se alguém procura em 1492 a conquista do paraíso uma reprodução honesta do "descobrimento" da América, é melhor esquecer. O filme, produzido em 1992, marca as comemorações dos 500 anos da chegada dos primeiros colonizadores europeus na ilha de San Salvador. Trata-se de uma produção encomendada pelos EUA, em parceria com a Espanha, e sob a direção do ficcionista Ridley Scott. O filme narra a Odisséia do navegador genovês Cristóvão Colombo.
A Conquista do Paraíso é, no entanto, bem produzido, o que facilita o grande público, desinteressado com a veridicidade dos fatos, acreditar na História assim como é contada no filme. Enquanto fonte histórica e material didático devem ser usados, se é que deve ser usado, com muito cuidado, peneirando o que é realmente válido e desconstruindo e discutindo as mentiras e as intenções ideológicas da produção.

A trilha sonora apresentado neste vídeo pela orquestra de Andre Rieu, com a participação do fabuloso coral de aproximadamente 200 componentes é simplesmente fantástica.



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

HEITOR VILLA LOBOS








Trenzinho  Caipira

O artigo que reproduzo, com dados adquiridos pelo UOL Educação, é uma solicitação de vários amigos apreciadores das grandes orquestras, principalmente com composição  brasileira.
“Heitor Villa-Lobos se tornou conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. As viagens que fez pelo interior do país influenciou suas composições. Entre elas, destacam-se: "Cair da Tarde", "Evocação", "Miudinho", "Remeiro do São Francisco", "Canção de Amor", "Melodia Sentimental", "Quadrilha", "Xangô", "Bachianas Brasileiras", "O Canto do Uirapuru", "Trenzinho Caipira".

Em 1903, Villa-Lobos terminou os estudos básicos no Mosteiro de São Bento. Costumava juntar-se aos grupos de choro, tocando violão em festas e em serenatas. Conheceu músicos famosos como Catulo da Paixão Cearense, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e João Pernambuco.
No período de 1905 a 1912, Villa-Lobos realizou suas famosas viagens pelo norte e nordeste do país. Ficou impressionado com os instrumentos musicais, as cantigas de roda e os repentistas. Suas experiências resultaram, mais tarde, em "O Guia Prático", uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas.
Em 1915, Villa-Lobos realizou o primeiro concerto com suas composições. Nessa época, já havia composto suas primeiras peças para violão "Suíte Popular Brasileira", peças para música de câmara, sinfonias e os bailados "Amazonas" e "Uirapuru". A crítica considerava seus concertos modernos demais. Mas à medida que se apresentava no Rio e São Paulo, ganhava notoriedade.

Em 1919, apresentou-se em Buenos Aires, com o Quarteto de Cordas no 2. Na semana da Arte Moderna de 1922, o aceitou participar dos três espetáculos no Teatro Municipal de São Paulo, apresentando, entre outras obras, "Danças Características Africanas" e "Impressões da Vida Mundana".
Em 30 de junho de 1923, Villa-Lobos viajou para Paris financiado pelos amigos e pelos irmãos Guinle. Com o apoio do pianista Arthur Rubinstein e da soprano Vera Janacópulus, Villa-Lobos foi apresentado ao meio artístico parisiense e suas apresentações fizeram sucesso.

Retornou ao Brasil em final de 1924. Em 1927, voltou à Paris com sua esposa Lucília Guimarães, para fazer novos concertos e iniciar negociações com o editor Max Eschig. Três anos depois, voltou ao Brasil para realizar um concerto em São Paulo. Acabou por apresentar seu plano de Educação Musical à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Em 1931, o maestro organizou uma concentração orfeônica chamada "Exortação Cívica", com 12 mil vozes. Após dois anos assumiu a direção da Superintendência de Educação Musical e Artística. A partir de então, a maioria de suas composições se voltou para a educação musical. Em 1932, o presidente Vargas tornou obrigatório o ensino de canto nas escolas e criou o Curso de Pedagogia de Música e Canto. Em 1933, foi organizada a Orquestra Villa-Lobos.

Villa-Lobos apresentou seu plano educacional, em 1936, em Praga e depois em Berlim, Paris e Barcelona. Escreveu à sua esposa Lucília pedindo a separação, e assumiu seu romance com Arminda Neves de Almeida, que se tornou sua companheira. De volta ao Brasil, regeu a ópera "Colombo" no Centenário de Carlos Gomes e compôs o "Ciclo Brasileiro" e o "Descobrimento do Brasil" para o filme do mesmo nome produzido por Humberto Mauro, a pedido de Getúlio Vargas.

Em 1942, quando o maestro Leopold Stokowski e a The American Youth Orchestra foram designados pelo presidente Roosevelt para visitar o Brasil O maestro Stokowski realizou concertos no Rio de Janeiro e solicitou a Villa-Lobos que selecionasse os melhores músicos e sambistas, a fim de gravar a Coleção Brazilian Native Music. Villa-Lobos reuniu Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Cartola e outros, que sob sua batuta realizaram apresentações e gravaram a coletânea de discos, pela Columbia Records.

Em 1944/45, Villa-Lobos viajou aos Estados Unidos para reger as orquestras de Boston e de Nova York, onde foi homenageado. Em 1945 fundou a Academia Brasileira de Música. Dois anos antes de sua morte, o maestro compôs "Floresta do Amazonas"para a trilha de um filme da Metro Goldwyn Mayer. Realizou concertos em Roma, Lisboa, Paris, Israel, além de marcar importante presença no cenário musical latino-americano.
Praticamente residindo nos EUA entre 1957 e 1959, Villa-Lobos retornou ao Brasil para as comemorações do aniversário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com a saúde abalada, foi internado para tratamento e veio a falecer em novembro de 1959.”

 
Ao ouvir este vídeo, feche os olhos, terão a impressão da partida de um trem; os instrumentos dão uma nítida idéia dos movimentos e sons produzidos pela locomotiva.


domingo, 6 de novembro de 2011


A cachorrinha e o Menor

Se existe assunto que está em todas as páginas de Jornais, rádios e TVs em Florianópolis, refere-se à Cachorrinha morta pelo policial.
Em Florianópolis um policial despreparado, atira em uma cachorrinha  matando-a com cinco tiros.
Ao executar o animal o policial poderia acertar adultos e crianças que se encontravam nas imediações. Mas porque estou narrando este acontecimento? Simplesmente pela repercussão dos fatos, que logo foi absorvido pela população com abaixo assinado para que o policial fosse punido exemplarmente. Não estou fazendo aqui uma defesa ao policial, em hipótese alguma, acho corretíssimo o procedimento, gosto de cachorros.
Entretanto o que me deixa mais preocupado é que fatos  importantes estão acontecendo e sendo banalizados diariamente.
Estamos sendo assaltados, com requintes de crueldade por menores de 16/17anos, roubos e furtos diariamente, o comércio já não sabe mais o que fazer, vivemos presos em nossas próprias casas, já não podemos sair à noite, pois a qualquer momento pode surgir alguém para nos roubar; entretanto por força de lei não são punidos como deviam, nossos ilustres Deputados votaram leis que favorecem estes marginais e assassinos.Ai pergunto: De quem é a responsabilidade?
Sabemos que os verdadeiros responsáveis por esta bagunça oficializada são os nossos legisladores, que nada fazem para modificarem estas leis estúpidas.
Vamos aproveitar este incentivo para fazermos abaixo assinado para os nossos Deputados e Senadores dando-lhes um ultimato, se não resolverem os problemas, que são simplesmente a lei do menor, as penas alternativas e que somente eles poderão modificá-las, trabalharemos para evitar suas reeleições.
Vamos pressionar os governantes responsabilizando-os pelos prejuízos que venha a ter a população; pagamos impostos para termos segurança, saúde e educação; e aí entra o bom senso da justiça, condenando-os e fazendo-os cumprir a lei, que é desrespeitada pelos executivos. Vamos fazer um abaixo assinado ao TRE para acabar com esta facilidade que tem os partidos políticos de apresentarem pessoas despreparadas para legislar; proibindo que sejam requisitados deputados, vereadores  pelo poder executivo para abrir vagas para  suplentes, optando por salários de Deputados para exercerem os cargos   de  secretários estaduais e municipais,onerando assim os cofres públicos; Sei que estou malhando em ferro frio, mas quando vejo o povo unido em favor de uma cachorrinha, acende em mim uma esperança, este país gigante, tão eloqüentemente exaltado por políticos na hora de pedir votos.
Vamos refletir, estamos vivendo encarcerados em nossas casas, vizinhos estão gradeando suas residências, não temos mais para quem apelar; aumentar o efetivo policial aumenta despesas, investimento que o povo não merece, pois pagamos impostos para exclusivamente acomodar políticos; vamos finalmente fazer um abaixo assinado para acabar com as 32 secretarias regionais espalhadas pelo estado e investir estas “despesas” em Educação, Saúde e Segurança. Quer um exemplo, São José, cidade colada a Florianópolis, onde estão todas as secretarias do governo, possui uma “Secretaria Regional”; Para que? Será que é pela distancia do governo central? Ou estamos acomodando alguns políticos? Esta despesa ninguém explica.!

E para elucidar este artigo de desabafo, não poderia deixar de apresentar uma música à altura, como faço em todas as minhas postagens.


quinta-feira, 3 de novembro de 2011



FLOR EDELWEISS                          (Flor dos Alpes)

Recebi de Mara Verani esta matéria por  E-mail; colega de trabalho,professora exemplar,merecidamente aposentada, pelos bons serviços prestados à Educação de nosso Estado, que reproduzo neste artigo.

“A Flor Edelweiss - Leonntopodium alpinum – nasce nos Alpes Europeus, acima dos 1.700 metros de altitude.
Muitas lendas a cercam que fizeram com que Edelweiss  (que em Alemão significa Branco Nobre) se tornasse Símbolo de amor.
Muitos rapazes, soldados, escalavam os Alpes, arriscando suas vidas, para colhê-las e, assim, presentear suas namoradas.
A musica foi composta em 1952, por Richard C. Rodgers, com letra de Oscar Hammerstein II, para o musical "The Saound of Musica", protagonizado por Julia Andrews, em que conta a
história da família Von Trapp. No Brasil, o musical ficou conhecido como a "Noviça Rebelde".
Como estava prestes a extinguir-se, o Governo Austríaco tornou-a Patrimônio Tombado na França, Itália, Suíça, Iugoslávia e Áustria.
A música, realmente, haverá de inebriar-te, envolver-te, levar-te a uma maravilhosa viagem.”
Também complementando este artigo,apresento dois vídeos: Edelweiss,canção Austríaca e o vídeo com cenas do filme “A noviça Rebelde”,  ensinando às crianças as primeiras notas musicais com solfejos. Música Do, ré , mi, fá.
 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA  DE  FINADOS

Dia de reflexão, dia em que reverenciamos nossos entes queridos; entretanto chamo  a atenção para o seguinte pensamento: “O ser humano só morre quando é totalmente esquecido.” Portanto vamos manter sempre acesa a chama da saudade, a lembrança dos momentos felizes vividos com nossos parentes e amigos.

Dia de Finados, conhecido ainda como Dia dos Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
No México é comemorada a festa do dia dos mortos, uma festa bem característica da cultura mexicana e que atrai muitos turistas.

Vamos ouvir esta música que selecionei para esta data, e concentrados pedir a Deus pelos nossos filhos, parentes, amigos e a todos que necessitam de oração.